Importância das despesas na formação do custo do serviço - ISPBLOG
Enviado em 18.01.2017

Importância das despesas na formação do custo do serviço

A margem de lucro sobre serviços de sua empresa é alto, e mesmo assim os números do fim de mês não satisfazem? Algo deve estar errado. Descubra.

importancia das despesas

Sua empresa tem uma margem aparentemente grande na prestação dos serviços, mas ao final do mês não tem o lucro esperado? Se o cálculo do custo estiver errado, é possível que esteja havendo uma visão distorcida da margem de lucro. O problema pode estar no preço cobrado do seu cliente estar igual ou inferior ao custo para manter o mesmo. Dessa forma, saber calcular e controlar os custos e despesas dos serviços oferecidos é essencial para que a sua empresa alcance o sucesso.

Ao montar uma rede e ativar um cliente a empresa realiza várias operações e gasta recursos como matéria-prima e mão de obra. Então, para determinar corretamente o custo de um serviço é preciso levantar todo o material utilizado, desde a criação da rede até a ativação e manutenção de um cliente, de forma a ter o controle dos gastos.

Segundo Eliseu Martins, autor do livro Contabilidade de custos, custo é o “gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”. O custo pode ser a matéria-prima ou a mão-de-obra. Entretanto, existem outros gastos como aluguel e energia elétrica que não estão diretamente relacionados com a prestação de um serviço ou produção de um produto. Estas são as despesas.

Custos e despesas podem ser fixas ou variáveis. Como separar? É simples. O seu aluguel, por exemplo, não varia ao mês: essa é uma despesa fixa. Entretanto, sua energia elétrica varia de acordo com o mês (desde que não seja uma demanda contratada): veja bem, essa é uma despesa variável.

Em relação aos custos, um técnico de instalação contratado tem o mesmo salário ao final do mês, e esse custo é fixo. Já a quantidade de fibra óptica utilizada para ativar um cliente varia, e esse é um custo variável.

Mas qual a importância de diferenciar esses custos? Digamos que seu provedor fique um mês inteiro sem ativar nenhum cliente e sem prestar assistência; ainda será necessário pagar aluguel, energia elétrica, telefone, folha de pagamento, etc., certo?

Se ao determinar o custo para ativar um cliente for considerado somente aquele referente aos equipamentos, materiais e mão-de-obra utilizados, ainda não está sendo considerados todos os gastos. Além dos custos já referidos, é preciso inserir as despesas e o investimento inicial para montar uma rede.

Se a sua rede pode atender 100 clientes, em uma conta simples, vamos distribuir o investimento pela quantidade de clientes e iniciar a formação do custo dessa forma.

Posteriormente, consideraremos os custos de ativação: quantidade em metros de cabo, conectores, ONU/ONT, quantidade de horas de mão-de-obra, entre outros.

Por fim, temos as despesas. Para inserir as despesas no custo do seu produto é preciso analisar em qual cenário sua empresa se encontra. Caso seu provedor tenha pouco tempo de atividade, e ainda irá ativar muitos clientes, é preciso ter uma previsão de quantos clientes terá em um semestre ou um ano. Caso a empresa já esteja estabilizada pode-se considerar a quantidade atual de clientes.

A singularidade do serviço prestado por um provedor de internet, está no fato de ao ativar um cliente, tenha-se um investimento alto e que depois é recuperado com o passar do tempo. Então, por isso que é importante cobrar pela instalação ou ter um tempo mínimo de conta ativa que seja possível recuperar o investimento e ter a margem de lucro necessária.

Em cada caso é possível ter uma abordagem diferente. Caso seja cobrada a instalação, inclui-se aquele custo inicial para criação da rede e o custo para efetivar a instalação. E as despesas são consideradas no valor da parcela.

Caso não seja cobrada a ativação do cliente é importante que este fique ativo por um tempo determinado que seja possível recuperar o investimento inicial feito.

É possível também calcular os custos para um cenário futuro. Digamos que o ideal seria lucrar um certo valor por mês. Então, calcula-se todos os custos e determina-se o preço a ser cobrado pelo valor, e chega-se a uma quantidade ideal de clientes ativos para chegar no lucro desejado.

Agora que já entendemos a importância dos custos, como controla-los? Uma forma simples e efetiva de controlar é por meio de planilhas. Todos os custos e despesas devem ser inseridos e rateados pela quantidade de contratos de serviços, ou pela quantidade de produtos.

 

Não tem ideia de como começar? Preparamos para você uma planilha de controle de custos. [FAÇA O DOWNLOAD AQUI]

Esperamos que ela te auxilie no início deste processo.

 

Lizandra Scheidt
Analista de Pricing da ISP Shop

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