Um estudo divulgado no ano passado pelo Sebrae revelou que 39% das empresas no país iniciam suas atividades sem saberem qual o capital de giro necessário para sua sobrevivência. Dentre essas empresas, 38% não conhecem seus concorrentes e 31% não sabem qual o investimento necessário para montar o negócio de forma plena.
Dentre outros muitos percentuais alarmantes, esses números explicam porque no Brasil a taxa de mortalidade das startups, pequenas e médias empresas, nos primeiros 3 anos de atividade, circula em torno de 50%, uma das mais altas do mundo.
Em relação às empresas que atuam no ambiente virtual, como provedores de acesso e comércio eletrônicos, as taxas são ainda mais elevadas (só no comércio virtual, 60% dos negócios abertos fecham no primeiro ano). Isso ocorre, dentre outros fatores, pelo fato de que a maioria das empresas não controla adequadamente seu caixa, o que acelera o processo de degradação.
Pensando nas dificuldades dos empreendedores em consolidarem seus negócios no mercado, preparamos algumas dicas matadoras para você aprender a organizar seu financeiro com inteligência e visão de negócios!
- Automatize os processos
As médias e grandes empresas do setor de internet, evidentemente, não elaboram seus demonstrativos de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa de forma manual. Embora a figura do contador e dos economistas ainda seja essencial, toda a solidificação de suas atividades se constrói sob a segurança dos recursos de tecnologia da informação. Se os maiores exemplos de sucesso no mercado contam com o auxílio de poderosos sistemas gestão empresarial (ERP) para garantirem a fidelidade, integridade e disponibilidade de seus dados financeiros, por que a sua empresa faria diferente?
Para quem trabalha com tecnologia, como por exemplo, provedores de acesso, um sistema ERP poderia facilitar imensamente seu controle na geração de notas fiscais eletrônicas, gerenciamento da base de clientes, aluguel de eventuais sublicenças de outros provedores maiores, bem como seu controle de contratos com operadoras de telefonia. Nada de planilhas em Excel! O mundo mudou, não fique estacionado no tempo.
- Fique atento aos prazos
Já ouviu falar que “o boi engorda melhor sob os atentos olhos do dono”? O mesmo vale para o seu provedor de acesso à internet, de rede sem fio, de hospedagem de serviços em geral etc. É necessário conhecer profundamente seus ativos (como deadlines para recebimento das mensalidades de sua carteira de clientes), bem como seus passivos exigíveis no curto prazo (como data de pagamento ou renovação de licença SCM, pagamento de parcelas de equipamentos etc.). Esse é o primeiro passo para montar um fluxo de caixa em linha com a realidade, o que lhe permitirá traçar boas estratégias de expansão ou contenção de despesas.
- Separe as contas e estabeleça rotinas
Muitos empreendedores jovens não conseguem separar suas contas pessoais das contas da empresa. Isso torna a visualização confusa e quase sempre resulta em diagnósticos equivocados sobre os rumos da organização. Para os que trabalham com desenvolvimento de serviços voltados para internet, é imprescindível organizar seus fluxos de caixa em contas bancárias específicas para a empresa, devido ao dinamismo intenso, próprio desse segmento. Além disso, é importante estabelecer rotinas de registro e conferências financeiras.
A relação entre taxa de mortalidade empresarial e descontrole financeiro não é casual. Em um mercado de extrema competitividade como o atual, quem não sabe elaborar um plano de negócios em linha com sua capacidade financeira real, não possui capital de giro adequado ou não sabe organizar de maneira racional seu fluxo de caixa, acaba fadado à falência.
Restou ainda alguma dúvida sobre o controle financeiro de seu provedor de acesso? Conte pra gente nos comentários e continue acompanhando o blog da ISPShop!