Os 3 Pilares da Gestão de um Provedor de Internet - ISPBLOG
Enviado em 23.10.2015

Os 3 Pilares da Gestão de um Provedor de Internet

Em tempos de crise econômica e política no Brasil, está cada vez mais competitivo e difícil a conquista do mercado por parte das […]

Em tempos de crise econômica e política no Brasil, está cada vez mais competitivo e difícil a conquista do mercado por parte das pequenas e médias empresas. A necessidade de se ter diferenciais competitivos, produtos e serviços de alta performance, uma equipe engajada e compromissada com a empresa, além do controle de custos, se torna cada vez mais substancial para que a empresa se perpetue.

Em um provedor de internet existem três processos chaves: As pessoas, a estratégia e as operações.
Atualmente, a grande maioria dos colaboradores de um provedor de internet são da “geração Y”, composta por aqueles nascidos entre 1980 e 2000. Como perfil, este colaborador trabalha muito mais por desafios do que por qualquer outra coisa, como salário, por exemplo. Não que este último não seja importante, porém mais importante são os desafios, perspectivas e o ambiente de trabalho. Normalmente são ansiosos, impacientes, egocêntricos, entre outros adjetivos. Uma pesquisa realizada recentemente pela empresa especializada em recrutamento, a Page Personnel, com abrangência em mais de 20 países, traz alguns pontos. Dentre os entrevistados, quando questionados sobre o que normalmente mais o preocupa quando analisa uma proposta de trabalho, incríveis 41% responderam “Desafios, perspectiva de crescimento e sustentabilidade da empresa”. Outros 29% “Cultura da empresa: práticas de gestão e valores”. Este é o retrato tirado desta geração.

Tudo indica que haverá uma escassez de líderes talentosos que apresentem a precisão mental, a coragem e a persistência necessárias para executar bem em um ambiente difícil. É necessária grande sensibilidade para poder observar quando a estratégia se tornou obsoleta e, ainda, apresentar a flexibilidade necessária para mudanças rápidas. A concorrência pelos melhores líderes será intensa. Para isso, é imprescindível que o provedor de internet elabore a descrição de cargo, para cada tipo de pessoa que necessitará no amanhã e que possa comparar estas descrições com os talentos e competências das pessoas que estão nestas posições hoje. Portanto, é de extrema importância que se inicie o processo de desenvolvimento dos seus líderes do futuro, testando e avaliando a capacidade de execução das pessoas diante de novos desafios e circunstâncias.

A elaboração do planejamento estratégico de uma empresa de telecomunicações é tão fundamental, que, ao meu ver, é uma questão de sobrevivência. O mercado de telecomunicações é muito dinâmico e apresenta mudanças diariamente. Enquanto escrevo este artigo, surgem novas tecnologias, novos serviços, novos concorrentes. Para um bom planejamento, a estratégia deve ser elaborada respeitando algumas etapas e ordens de definições. A primeira questão a ser declarada é a visão da empresa. A visão demonstra onde a empresa deseja chegar, e quando pretende chegar. É ela que norteará as decisões macro estratégicas da organização. Como por exemplo “Ser a empresa com o melhor serviço de internet banda larga até 2020 do noroeste do Paraná”, ou ainda “Ser a maior empresa de telecomunicações em número de assinantes do noroeste do Paraná até 2018.”. Enfim, há uma diferença bastante grande nos dois exemplos citados. Uma quer ter o melhor serviço de internet banda larga e o prazo para atingir esta meta é 2020. Já a outra pretende ser a maior empresa em número de assinantes até 2018, independentemente de ter ou não o melhor serviço. Observe que estes dois exemplos trazem duas estratégias distintas das organizações.

Em seguida, o trabalho a ser desenvolvido é a declaração da missão da empresa, ou seja, o motivo pelo qual ela existe. Como por exemplo “Prover soluções de telecomunicações para o norte do Paraná”. E por fim, definir a cultura organizacional da empresa, em outras palavras, a sua personalidade. Deve-se tomar cuidado para não declarar mais de 5 valores organizacionais, pois senão desta forma a empresa poderá ser interpretada no mercado com dupla personalidade. Exemplos de valores são: “Compromisso com o cliente”, “Transparência nas relações”, “Gestão participativa” e “Espírito criativo”. Estes valores nortearão a contratação de novos colaboradores, assim como, o perfil de cliente que o seu provedor pretenderá atender.

Após esta etapa, é o momento de definir as ameaças e oportunidades, que podemos dividir basicamente em três tipos: aquilo que não controlo e não influencio (o passado das pessoas, as Leis, etc), aquilo que não controlo mas influencio (cliente, equipe de colaboradores, etc) e por fim o que posso controlar e influenciar (tempo, crescimento da empresa, etc). Após identificar pelo menos 5 características de cada um dos três tipos, as macro estratégias, semestrais ou anuais, que aproximarão a sua empresa da visão de futuro podem ser determinadas. E a partir disso, elaborado o plano de ação de cada área da empresa, com o que deve ser feito, quando deve ser concluído e quem será o “pai da tarefa”. Ou seja, sua empresa elabora um trabalho de dentro para fora, primeiro definindo onde quer chegar, o motivo pelo qual existe e o que a constitui, quais suas ameaças e oportunidades, para então descrever as macro estratégias e caminhar para o micro ambiente através do plano de ação de cada departamento com cada responsável.

Já falamos de dois dos três principais pilares de qualquer empresa: pessoas e estratégia. Agora vamos abordar operações, quesito este que um provedor de internet deve organizar bastante. Vocês, líderes de provedores, devem elaborar planos operacionais flexíveis, haja vista o dinamismo do mercado de telecom. Deve ser capaz de realocar os recursos com rapidez de um lugar para o outro. O controle dos custos operacionais deve ser minucioso. Assim como, todos os colaboradores devem estar engajados em prestar contas, com bons métodos de mensuração dos resultados, e consequentemente, com as recompensas certas para as pessoas certas (aquelas que apresentam um bom desempenho). Uma engenharia financeira que permita investimentos que tragam resultados expressivos, com a execução do plano estratégico.

Planeje-se, organize-se! Mesmo com a crise o mercado de telecomunicações continua aquecido e com muitas oportunidades surgindo! De quem o consumidor vai comprar os serviços de telecomunicações, depende de você! Como disse Vicente Falconi, um dos maiores consultores da atualidade, “Resultado é função de competência”.

 

Por: Asshaias Felippe – Diretor Executivo da Solintel

Comentários