O cancelamento da assinatura de serviço de um cliente por muitas vezes é inevitável, dada as facilidades atuais deste processo. Porém, isto não significa que seja irreversível…
Em nosso negócio, o cancelamento de acesso faz parte do dia a dia, mas é sempre muito doloroso perder um cliente após todo o trabalho de venda e instalação, além da perda de materiais que não são facilmente reaproveitáveis.
Os motivos são diversos: mudança para local onde não atendemos, troca de provedor, falta de dinheiro, perda de emprego, castigo para o filho… Isto, quando dizem a verdade.
Recentemente a Anatel facilitou ainda mais o cancelamento, aprovando o regulamento para o cancelamento automático de serviços como telefonia, internet e TV por assinatura.
Neste ano de 2015 uma crise se desenha, e se for inevitável o cancelamento, é sempre bom deixar as portas do seu provedor abertas para um possível retorno do cliente.
Uma sugestão é usar uma “Carta de despedida”.
Cartas pelo correio está virando algo raro, e isto pode surpreender seu cliente.
Além disso, é um gesto muito simpático que abaixa a guarda do cliente.
Já tivemos casos em que depois de receber a Carta, o cliente se arrependeu do cancelamento, reconhecendo que sempre foi bem atendido e que estava mudando de provedor por causa de um pequeno desconto…
Aqui no meu provedor não usamos esta Carta constantemente, mas vira e mexe ela volta repaginada, sempre que o gráfico de cancelamento começa a apontar pra cima…
O vale-desconto varia. A aparência dele as vezes é um cheque preenchido, outras vezes tem a aparência normal de um vale, outras ainda é um cartão.
Experimente e surpreenda seu cliente… e a si mesmo.
Por: Tiko Kamide