Saiba a importância da Inteligência Competitiva - ISPBLOG
Enviado em 11.03.2016

Você entende a importância da Inteligência Competitiva?

A Inteligência Competitiva é a reunião de informações e análise de concorrentes, clientes e mercado a partir de fontes abertas e realizada de forma ética. Ela significa, essencialmente, compreender e aprender o que está acontecendo no mundo ao redor do seu negócio, para que você sua empresa possam ser mais competitivos. Para tanto, é preciso aprender tanto quanto possível, o mais rapidamente possível, sobre o seu ramo e seus concorrentes.

“Para conhecer o seu inimigo, você deve tornar-se seu inimigo”, disse Sun Tzu em seu livro A Arte da Guerra. Às vezes, competir no mercado pode parecer uma batalha, onde as probabilidades estão contra você e as chances de sucesso são insuperáveis. Contudo, a Inteligência Competitiva é uma arma fundamental para nivelar o campo de batalha e permitir-lhe competir com a vantagem do conhecimento do seu lado.

A Inteligência Competitiva é a reunião de informações e análise de concorrentes, clientes e mercado a partir de fontes abertas e realizada de forma ética. Ela significa, essencialmente, compreender e aprender o que está acontecendo no mundo ao redor do seu negócio, para que você sua empresa possam ser mais competitivos. Para tanto, é preciso aprender tanto quanto possível, o mais rapidamente possível, sobre o seu ramo e seus concorrentes. O objetivo final é munir-se de habilidades para antecipar e enfrentar os desafios futuros de maneira inovativa.

Neste post, mostraremos alguns pontos importantes para que você compreenda a importância da inteligência competitiva. Acompanhe!

Por que se importar com a Inteligência Competitiva

A sobrevivência da sua organização pode depender do conhecimento que você tem sobre suas perspectivas e os concorrentes no mercado. O mercado vem se tornando cada vez mais transparente e os vencedores são aqueles que demonstram entender as necessidades de seus clientes e se posicionam favoravelmente em comparação com outros fornecedores.

Um exemplo claro da necessidade de conhecer e se antecipar às tendências do mercado vem de uma teoria relativamente nova chamada de Oceano Azul. O oceano azul é considerado um espaço de mercado até então desconhecido e, nesses casos, a demanda é criada, em vez de disputada.

Há uma ampla oportunidade de crescimento rentável e rápido. Enquanto isso, os oceanos vermelhos, que são os espaços do mercado já estabelecidos e mais concorridos, estão tingidos, metaforicamente, pela competição sangrenta entre os concorrentes que disputam uma parcela da demanda consolidada, porém limitada.

Assim, não é exagero dizer que a incorporação de Inteligência Competitiva como um processo de gestão estratégica é cada vez mais essencial para a sobrevivência e crescimento das corporações no século XXI.

Incorporando Inteligência Competitiva na sua empresa

É necessário tornar os processos de Inteligência Competitiva parte de suas ações cotidianas de negócios. Crie perfis de seus clientes-alvo, bem como de seus principais concorrentes, colete dados dos próprios sites e publicações das empresas, notícias e mídias sociais, e extrapole suas conexões para fora do escritório. Finalmente, utilize os seus próprios colaboradores para identificar os pontos fortes da organização, onde você tem vantagem competitiva e trabalhar nos pontos fracos, para melhorar a capacidade global para competir.

Melhores Práticas

Qualifique suas propostas

Concorrer no mercado custa caro. Defina bem onde concorrer, e só o faça com bom senso. Saiba o máximo sobre perder quanto sobre ganhar.

Faça a coleta de informações de maneira sistêmica

Conheça o seu cliente, seu concorrente, o seu parceiro e a si mesmo profundamente.

Crie histórico de tudo

Identifique hábitos de fornecedores e clientes passados, tomadores de decisão, compras anteriores, critérios de avaliação etc.

Mantenha um repositório de informações

Isso ajudará a proteger o seu conhecimento corporativo e facilitar a tomada de decisões baseadas em fatos.

Lembre-se que a Inteligência Competitiva está mais preocupada com a compreensão do quadro geral e a percepção correta do mercado do que simplesmente quantificar ou qualificar precisamente as ameaças e oportunidades de negócios. Cada vez que sua empresa concorre, é possível aprender um pouco mais sobre o que é preciso para vencer. Como Sun Tzu observou: “Oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”.

Muitas vezes, as empresas já adotam técnicas de Inteligência Competitiva, sem se darem conta. E a sua empresa, já adota alguma dessas práticas de Inteligência Competitiva? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Produtos relacionados

[magento pid=766]

[magento pid=761]

[magento pid=756]

Comentários