Contar com os equipamentos certos em seu provedor de internet é importante, mas ter um estoque cheio de itens não é sinônimo de mais produtividade. Se eles não forem utilizados da maneira correta, os processos fornecerão apenas uma porcentagem dos resultados possíveis, exigindo cada vez mais recursos e adaptações.
Para utilizar os equipamentos da melhor maneira, portanto, é preciso evitar a sua subutilização. Mas você sabe como combater o problema? Confira a seguir o que você precisa conhecer sobre a subutilização de equipamentos para provedores de internet:
O que é a subutilização?
Dependendo de uma série de fatores, os equipamentos para provedores de internet podem ser subutilizados. Isso acontece quando o equipamento não é utilizado da maneira correta ou quando é utilizado em parâmetros muito abaixo daquilo que ele é capaz de oferecer.
É o caso, por exemplo, de utilizar um no-break e não configurá-lo para o máximo de disponibilidade ou utilizar uma tecnologia WDM de divisão de transmissão de dados de maneira incorreta.
Como entender os motivos da subutilização?
A subutilização pode acontecer por razões como a falta de leitura das recomendações do fabricante, desconhecimento sobre o equipamento ou mesmo escolha do equipamento incorreto para determinado processo.
Por ser uma situação prejudicial para a estrutura de TI, é necessário identificá-la corretamente, mas, principalmente, é preciso entender seus motivos para corrigir esse tipo de falha. Assim, para entender os motivos da subutilização, é possível tomar algumas atitudes:
Analisar a estrutura de TI
A estrutura de TI do seu provedor comporta a tecnologia que está sendo implantada? Os outros equipamentos terão integração? Saber isso é importante porque nem sempre a estrutura de TI previamente existente serve para certas tecnologias. Às vezes, um equipamento precisa de outros de suporte para garantir o seu uso correto e otimizado, e isso deve ser levado em conta.
Avaliar a capacidade técnica dos profissionais
Também é preciso avaliar qual é a capacidade técnica dos profissionais do setor de TI. Se essa capacidade não estiver de acordo com o nível de tecnologia impresso no equipamento, é possível que os profissionais não sejam capazes de gerir e configurar os aparelhos da maneira correta.
Conhecer processos
Outro fator que deve ser levado em conta é a estrutura de processos do provedor. Nem sempre a empresa possui processos que justifiquem o uso de determinada tecnologia. Como resultado, o equipamento acaba sendo utilizado de maneira adaptada e abaixo dos níveis esperados.
Como utilizar os equipamentos ao máximo?
Subutilizar equipamentos significa um grande desperdício de recursos, além da perda de possíveis oportunidades de negócio e de otimização em geral. Por isso, o melhor a se fazer é contar com o uso feito ao máximo da capacidade. Veja algumas dicas para usar os equipamentos da melhor maneira:
Conhecer as particularidades do equipamento
Mesmo dentro de uma mesma função, cada equipamento possui suas particularidades, que fazem com que possam ser usados em níveis diferentes. Assim, é preciso conhecer bem o equipamento a ser utilizado, ler suas instruções e saber quais são suas configurações recomendadas.
Contar com pessoal capacitado
Para que os aparelhos sejam bem operados, é preciso contar com pessoal capacitado. Dependendo do tipo de tecnologia a ser implantada — como um cabeamento com fibra óptica, por exemplo — fará mais sentido contar com profissionais especializados em determinada função para alcançar melhores resultados.
Planejar sua integração e fazer testes
Em seguida, é preciso planejar como será feita a integração do equipamento com os demais. Especialmente em sistemas interativos, isso faz toda a diferença e deve ser levado em consideração o objetivo da integração.
Uma vez que o equipamento esteja instalado, é benéfico realizar alguns testes de parâmetros para encontrar a configuração com mais resultados.
A subutilização de equipamentos para provedores de internet é um problema comum que gera perda de dinheiro e diminuição dos resultados em geral. Para combatê-la, é preciso fazer uma avaliação geral para conhecer os motivos, otimizar o uso desses equipamentos e promover uma melhora em toda a estrutura do provedor.
Você já encarou esse tipo de problema em seu provedor? Comente e participe!