Com o uso da fibra óptica se tornando cada vez mais comum, entender os métodos de fusão desses cabos é essencial para qualquer empresa de telecomunicações ou de data centers. Leia nosso post de hoje e entenda melhor o que é a máquina de fusão de fibra óptica, o que é esse processo e como ele pode ser realizado dentro da sua empresa!
O que é a fusão de fibra óptica?
A fusão de fibra óptica (ou, no inglês, fusion splicing) é a junção, a partir da soldagem, de dois ou mais segmentos de fibra. Este processo não é muito simples nem rápido já que, como o próprio nome diz, é necessário “fundir” uma fibra óptica à outra.
Por quê realizar este processo?
O processo de fusão de fibras ópticas pode servir para os seguintes objetivos:
- Aumentar a extensão do cabo óptico;
- Fazer a conexão de um equipamento ativo;
- Remendar um cabo rompido;
- Fazer a mudança de tipo de fibra óptica;
- Realizar manobras com um sistema de cabeamento estruturado.
Em empresas de telecomunicação, a fusão é comumente utilizada, visto a necessidade de se utilizar todos os tipos e tamanhos de cabeamento, para atender às diversas necessidades dos clientes.
A máquina de fusão de fibra óptica
A máquina de fusão de fibra óptica é o dispositivo usado para realizar o processo de junção dos segmentos de fibra. Para isso, eles devem ser introduzidos limpos e clivados (processo que corta a ponta da fibra, realizando um pequeno risco em sua casca para em seguida tracioná-la) no equipamento, com um alinhamento apropriado.
Em seguida, a máquina gerará um arco elétrico, que eleva a temperatura nas faces dos cabos, com o objetivo de derreter e soldar estas pontas e para formar uma única fibra óptica.
O arco elétrico é obtido a partir da diferença de potencial aplicada entre dois eletrodos de metal. Após a fusão, a fibra será revestida por resinas, com a função de dar resistência mecânica ao ponto de emenda, protegendo-o contra fraturas e quebras.
O resultado desta junção unirá então os dois fios permanentemente end to end, para que os dados possam passar de um cabo a outro sem quase nenhuma perda.
Após a devida proteção da fibra, ela deve ser acomodada em um recipiente chamado “caixa de emenda”. Essa caixa pode ser de vários tipos, de acordo com a aplicação da fibra e a quantidade delas. Algumas são pressurizáveis e impermeáveis, outras já são resistentes ao sol, em casos de instalação aberta.
Por quê comprar este equipamento?
O custo do investimento em todo o material necessário para realizar a emenda óptica por fusão pode ser um pouco alto, visto que os equipamentos necessários possuem alta tecnologia.
Apesar disso, a máquina de fusão de fibra óptica agilizará as instalações nos serviços de rede e de telecomunicações da sua empresa, garantindo mais confiabilidade a todo o sistema.
Isso significa que, mesmo com o investimento alto, é possível ter o retorno destes gastos em pouco tempo, uma vez que um serviço com maior qualidade e agilidade é sinônimo de mais clientes.
Além disso, você contará com uma poderosa ferramenta para construção de redes FTTx/FTTH, resistente a choques e econômico, diminuindo sua preocupação com o uso de energia elétrica.
Uma boa dica é comprar uma máquina que utilize o alinhamento por núcleo. Esse processo realiza um alinhamento perfeito, núcleo a núcleo, da fusão da fibra, garantindo assim mais qualidade aos seus trabalhos.
Se quiser entender ainda melhor como funciona, clique aqui veja o vídeo que postamos em nosso canal do YouTube.