Geralmente os cabos ópticos usados para lançar fibras são inflexíveis e pouco adequados para manobras em armários de telecomunicações (racks), por exemplo. Por essas e outras é que um distribuidor óptico é importante. O mesmo acontece com os cabos utilizados internamente, e é aí que entra o assunto do nosso post de hoje, o Distribuidor Interno Óptico (DIO).
Você sabe o que é isso? Vamos explicar de uma forma bem prática para que você entenda para que ele serve e como influencia na qualidade das redes. Acompanhe!
O que é um distribuidor interno óptico?
O distribuidor interno óptico está para a fibra óptica assim como um patch panel está para os cabos de par trançado: o painel de conexão converte cabos rígidos em cabos flexíveis apropriados para o trabalho de manobras exigidos dentro de um rack. O DIO faz o mesmo, porém com fibras ópticas.
O DIO tem função semelhante a uma caixa de terminação óptica, porém, com uma diferença: nele, as fibras provenientes do backbone são emendadas a extensões monofibras (também chamadas de pig tails), e estas são abrigadas dentro da carcaça do DIO, disponibilizando apenas os adaptadores ópticos.
Geralmente, um DIO possui capacidade para até 24 fibras, mas esse número pode variar conforme o fabricante. Ele é recomendado para aquelas aplicações que requerem uma densidade de fibras maior. Explicando de outra forma: um DIO serve para acomodar e proteger as fusões feitas entre os cabos ópticos e as extensões ópticas.
Qual a importância do DIO para a qualidade das redes?
Se um distribuidor interno óptico permite organizar e armazenar o cabeamento óptico, ele torna tudo mais seguro, uma vez que os módulos de encaixe rápidos e a gaveta deslizante evitam o rompimento dos cabos e os mantêm livres de qualquer interferência externa.
Um DIO é projetado para facilitar a instalação e tornar o cabeamento de rede mais confiável. E é sabido que isso ajuda a manter a qualidade de uma rede óptica por um bom tempo.
Da mesma forma, não é errado afirmar que o dimensionamento inadequado ou mesmo que a não utilização de um distribuidor interno óptico pode reduzir de forma considerável a flexibilidade, a eficiência e até a vida útil de uma rede óptica, seja ela de que tipo for: rede de televisão a cabo, rede de telefonia ou mesmo uma rede de dados).
Por que ele tem um bom custo-benefício?
Se compararmos o preço de um DIO com os prejuízos a que você está exposto por não usá-lo (incluindo a perda dos cabos e a indisponibilidade do serviço por algumas horas em suma empresa, por exemplo), utilizá-lo pode trazer muitos benefícios com rápido retorno sobre o investimento e economia em médio e longo prazos.
Resumindo: o distribuidor interno óptico é fundamental para a sua empresa. Com ele, além de todos os benefícios citados, você tem mais uma garantia da qualidade da sua rede. Confira as opções de DIO a venda na ISP Shop
Entendeu o que é e para que serve um distribuidor interno óptico? Quer tirar todas as suas dúvidas desse tipo? Assine a nossa newsletter e receba artigos como este em primeira mão, direto na sua caixa de e-mail!