O ROI, sigla em inglês para return on investment, indica quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo ao investir em diferentes projetos. Além do resultado da empresa como um todo, o ROI pode ser aplicado em várias áreas, como marketing e TI. É o retorno sobre investimento que deve guiar as decisões estratégicas de uma companhia, garantindo assim projetos mais bem-sucedidos e lucrativos.
Basicamente, o ROI é uma das ferramentas mais importantes para avaliar o lucro ou prejuízo da empresa. Além de mostrar se a companhia está no caminho certo, é possível identificar quais projetos e atividades trazem um retorno mais vantajoso, concentrando melhor os esforços e evitando o desperdício — de tempo e de recursos.
Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer esse cálculo!
Como calcular o ROI
A conta é bastante simples e não exige conhecimentos avançados em matemática ou ferramentas de cálculo. Basta ter em mãos as informações sobre o negócio. Basicamente, para chegar ao ROI é preciso calcular o lucro menos o investimento. Esse resultado deve ser dividido pelo investimento — para chegar ao valor de investimento, calcule todo dinheiro que foi direcionado ao projeto, incluindo os custos de infraestrutura e aquele destinado às horas trabalhadas pela equipe.
Vamos supor que sua empresa tenha investido R$ 100 mil em um projeto, que gerou cerca de R$ 500 mil de lucro. Para ter o ROI basta calcular:
(500.000 – 100.000)/100.000
O retorno sobre o investimento nesse caso é 4. Ou seja, o projeto teve um retorno de quatro vezes o valor investido.
Para facilitar, é possível também usar percentual para definir o ROI. Para isso, basta multiplicar o resultado por 100. Nesse caso, ele seria de 400%. Nada mal, não é?
Para que serve o ROI, afinal?
O retorno sobre o investimento é importante porque ajuda a decidir, por exemplo, quais projetos devem ser priorizados. Vale lembrar que essa métrica só funciona se a empresa tiver dados sólidos e confiáveis sobre as finanças. Isso exige muita organização.
Outra vantagem é saber como diversas iniciativas, como uma campanha de marketing ou uma mudança de software, vão impactar o resultado do negócio. Por isso, é importante calcular o ROI para todos os projetos da empresa e também em diferentes épocas do ano, já que a sazonalidade pode afetar seu retorno sobre investimento.
Existe um valor ideal para o ROI?
Por isso, é sempre importante levar em consideração outros fatores na hora de tomar decisões estratégicas e conhecer bem o mercado e a concorrência para saber se o retorno está dentro do esperado para cada caso.