Todo projeto de cabeamento demanda um ponto de acesso na edificação a ser atendida. Conforme normas de Cabeamento Estruturado (ABNT, ISO, ANSI, …) deve-se prever uma Infraestrutura de Entrada (uma sala técnica), a qual receberá os cabos vindos do meio externo.
A Infraestrutura de Entrada (EF) é o local de acesso de todos os serviços de telecomunicações da edificação o qual inclui o ponto de demarcação entre as redes pública e privada.
De acordo com a norma NBR 16415:2015, uma EF para uma edificação multiusuário deve ter como dimensões mínimas, 3,0 x 3.0 metros, para que possa acomodar a entrada de cabos externos e sua devida transição para cabos internos com as proteções adequadas, quando necessário, e subsequente encaminhamento dos cabos para a Sala de Equipamentos principal da LAN.
Uma EF requer alguns passos para receber adequadamente os cabos externos. É usual utilizar pranchas de madeira para acomodar os hardwares para acesso dos cabos. Algumas vezes encontramos DGs (Distribuidor Geral de Telefonia) fazendo esta função, porém, nem sempre é a forma mais adequada, dependerá das dimensões do DG em questão com relação à edificação a ser atendida.
Quando da utilização de pranchas de madeira, deve-se observar algumas características básicas, como: usar prancha de madeira com dimensões 1,20 (L) x 2,40 (A) metros e possuir pintura anti-chamas. Observe os exemplos a seguir.