Neste artigo daremos continuidade ao tema Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. No artigo anterior foi falado sobre a importância em se discutir com os gestores os pontos que podem ser melhorados no seu provedor, então chegou a hora de arrumar a casa. Vamos lá?
Aqui ISP´s iniciaremos a caminha para a excelência no gerenciamento de seu provedor. Sabemos que gerenciar uma empresa não é algo fácil, demanda muito tempo, esforços e persistência. Então acreditamos que após a reunião com seus gestores você tenha identificados os pontos de melhoria e o setor mais crítico aí da sua empresa, desta forma, o que sugerimos é que você pegue esse setor e aplique a gestão de rotina nele, pois assim, você junto com o gestor do setor conseguirão identificar as dificuldades encontradas na hora da implantação e poderão juntos buscar um melhor o método de aplicação para quando a metodologia for aplicada nos outros departamentos.
O que queremos que você tenha em mente é que o gerenciamento da rotina do trabalho nada mais é do que criar ações para que cada colaborador ai do seu provedor saiba exatamente quais são suas responsabilidades e tarefas, e que você deve acompanhar essas atividades a fim de que tudo ocorra dentro de um padrão. Você acompanhando seus colaboradores, conseguirá identificar suas dificuldades podendo auxilia-los a atingirem o seu rendimento máximo.
Tenha em mente os seguintes pontos no momento de colocar está forma de gestão em pratica:
- Cada colaborador deve ter a clara definição da autoridade e da responsabilidade de suas funções.
- Devem ser padronizados os processos e as operações (manter um padrão, é estabelecer diretrizes, as quais todos devem seguir).
- Esses processos e operações devem ser acompanhados e comparadas em relação as metas estabelecidas.
- Se encontrados desvios em relação as metas nos resultados, uma ação corretiva deve acontecer imediatamente.
- Você precisa proporcionar aos seus colaboradores um bom ambiente de trabalho e aproveitar o que cada um tem de melhor, isso se chama valorizar capital humano.
- E você junto com seus gestores e colaboradores deverão sempre buscar a perfeição, melhoria continua deve ser enraizada no seu provedor.
Aplicar o gerenciamento de rotina significa em essência, agir para que cada colaborador, ao executar as suas funções operacionais sejam os melhores no mundo naquilo que fazem (se a padronização for correta e todos cumprirem o padrão, não há porque haver anomalias, se elas existem é porque algo na padronização não está correto. As anomalias nunca serão eliminadas por completo, mais podem ser reduzidas, e a tendência é que diminuam.).
Certamente você hoje já pratica uma forma de gerenciamento, mais sempre há espaço para melhorias, este tipo de gerenciamento é conduzido por todos os níveis hierárquicos até o nível individual.
No próximo artigo falaremos sobre o Gerente como agente de mudança.
Até a próxima.
Fonte:
FALCONI, V. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9ª Ed, Nova Lima: FALCONI Editora, 2013.
SENA, C. Quem não controla, não gerencia! Blog administradores, com: 02 de maio de 2016. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/quem-nao-controla-nao-gerencia/95097/>.
BENCKE, G. M.; LUZ, J.; SILVA, V. B. Aplicação do gerenciamento de rotina do trabalho em uma indústria de implementos rodoviários. In: 2ª Semana Internacional das Engenharias da Fahor, 2012, Horizontina – RS. Disponível em:< http://www.fahor.com.br/ publicacoes/sief/2012_20.%20APLICA%C3%87%C3%83O%20DO%20GERENCIAMENTO%20DA%>.