Em uma economia globalizada onde a competitividade está cada dia mais acirrada, para que as empresas sobrevivam a guerra comercial elas devem atingir metas rigorosas, e para se atingir metas rigorosas, mudanças rigorosas precisam ser realizadas.
Nós seres humanos não gostamos de mudanças, pois elas nos tiram da nossa zona de conforto, desta forma, é comum identificarmos pontos de melhoria, metodologias que podem ser aplicadas dentro do nosso negócio e no calor do momento até cogitarmos em trazer a mudança para dentro da nossa empresa, mais quando pensamos no trabalho que essas mudanças nos darão, paramos e deixamos as coisas como estão. Afinal, está tudo funcionando, não é mesmo? Sendo comum falarmos: “Em time que se ganha não se mexe!”
Se você diretor ou gerente tem pensado dessa forma queremos desafiar você! O processo gerencial é o processo de mudanças. Gerenciar é atingir metas. O que você tem feito como agente de mudanças aí dentro do seu provedor?
Stephen Robbins em seu livro Administração, mudança e perspectivas fala que os gerentes são as pessoas responsáveis por provocarem as mudanças. Sim! Um gerente tem essa habilidade.
O gerente além de ser o agente de mudança na empresa no que diz respeito à organização e estratégia, o seu papel também é compreender a situação e conduzir as pessoas sob sua autoridade para enfrentar as dificuldades e os desafios a fim de garantir a sobrevivência da empresa e dos empregos. Durante o processo mudança dois fatores são decisivos, o primeiro fator é a liderança e o segundo a educação e o treinamento.
Vicenti Falconi afirma que a sua experiência como consultor o mostrou que as empresas vão bem quando tem bons lideres, e que a boa liderança é sinônimo de boas mudanças. Quando uma pessoa vai em um curso ou lê um livro, ela adquire conhecimento mental, com o tempo esse conhecimento se não colocado em prática desaparece, ou pior a pessoa acha que sabe as coisas, mas na verdade não sabe. O conhecimento prático é superior ao conhecimento teórico, pois o primeiro engloba o segundo, somente o conhecimento prático agrega valor, é por este fato que as mudanças dentro da sua empresa serão as práticas do seu conhecimento, então, você líder deverá conduzir as mudanças da seguinte forma:
- Primeiro de conhecimento do tema que necessita mudar aí dentro do seu negócio ao seu pessoal (Isso é conhecimento);
- Depois ensine seu pessoal a aplicar esse conhecimento, homem a homem, no local de trabalho (Isso é treinamento). Ensine-lhes como fazer pessoalmente.
- Deixe-os fazer acompanhando-os no início.
- Elogie o bom resultado alcançado.
Tenha em mente que o seu provedor de internet só sobreviverá a guerra comercial se estiver entre os melhores do mundo, e você só chegará entre os melhores do mundo se a sua gerencia estiver entre as melhores do mundo na sua especialidade. Atingir as metas e ter os melhores resultados é sua responsabilidade como gerente ou diretor, um bom gerenciamento de rotina é um dos meios para se atingir este fim.
Passe esses conceitos para toda a sua equipe. Gerência é lugar para líderes. Lidere essas mudanças! E lembre-se: nós seres humanos detestamos mudanças, não é fácil liderar mudanças!
Até a próxima.
Referências
ZUPPI, A. C. Gerente como agente de mudanças – adaptações para 2009 – Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gerente-como-agente-de-mudancas adaptacoes-para-2009/26547/>
FALCONI, V. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9ª Ed, Nova Lima: FALCONI Editora, 2013.