O problema não é o problema, o que importa é o conhecimento do problema para que ele seja resolvido.
Sempre comento isso nos meus treinamentos… Problemas sempre teremos, muitos e por longa data. As coisas não se encaixam conforme nós gostaríamos. O legado que tivemos que realizar quando não possuíamos recursos financeiros ou conhecimento técnico ainda vai nos causar alguns transtornos na nossa caminhada rumo ao sucesso.
Mas enfim, o que fazer para minimizar os problemas que temos nas nossas empresas:
- A comunicação entre a equipe para poder fazer que o problema chegue a quem é de direito para a solução do mesmo. Tente sempre melhorar a sua comunicação. Normalmente 80% dos problemas das empresas estão aqui.
- Capacitar as pessoas para resolver os problemas que por hora vem acontecer na empresa. Se na equipe existem pessoas capacitadas, com certeza a gama de soluções que teremos será bem mais interessante, e também mais rápida.
- Procurar identificar a fonte dos problemas, e resolver aquela causa. Uma vez resolvida a causa, daquela origem não brotarão mais problemas.
- Afaste-se das pessoas negativas. Elas terão capacidade de lhe apresentar diversos outros problemas para cada solução que seja proposta.
- Delegue autonomia a sua equipe para que ela tenha competência em resolver estes problemas dentro da sua empresa. Não ache você que somente voe tem a solução para tudo. Você contratou pessoas boas justamente para isso.
- Desenvolver o fluxo da comunicação da empresa, pois assim, a informação circula e chega rápido a fato a quem tem autonomia para a solução do referido problema.
Partindo destes princípios, certamente o desempenho da sua empresa será melhor.
Os problemas sempre ocorrerão, cabe a nós resolve-los. Gerir e administrar! Gerir e resolver! Gerir é fazer! Gerir é fazer acontecer, e isso cabe a cada um de nós. #ficaadicaisp