3 Motivos para o seu Provedor pensar em Marketing Digital - ISPBLOG
Enviado em 24.10.2017

3 Motivos para o seu Provedor pensar em Marketing Digital

Se você acredita que investir em Marketing é um custo há mais na sua empresa, é necessário então que você faça uma boa […]

Se você acredita que investir em Marketing é um custo há mais na sua empresa, é necessário então que você faça uma boa pesquisa para entender como o seu Provedor pode crescer muito nesse novo mercado.

Antes de começar, se você investiu muito dinheiro no seu provedor, e quando partiu para as vendas, continuou entregando panfletos e pensando em contratar vendedores externos. Sem dúvida, você precisa ver esse blog post até o final.

Os principais motivos que farão você começar realmente a pensar em novas estratégias de comunicação e relacionamento com a sua persona (público alvo). Mas para isso é necessário que você entenda sobre o que é Marketing Digital e qual a importância dele sua para o seu provedor.

O Marketing Digital consiste em estratégias de divulgação de uma marca através da internet. A sua grande diferença comparado com o Marketing Tradicional é que usamos canais online e métodos que permitem análise de métricas precisas em muitos pontos de interação e conexão, obtendo resultados em tempo real.

Motivos para investir em Marketing Digital

  • Competir com as grandes operadoras

Com uma estrutura bem definida nos principais canais de comunicação tradicionais, as grandes operadoras têm grande expressividade e bons resultados devido o alto investimento feito nos canais de disseminação em massa, desta forma estratégica de campanhas de vendas com Marketing Tradicional faz toda a diferença.

Mas uma ótima notícia é que as grandes operadoras ainda não possuem uma estratégia muito bem definida de relacionamento e atração com o público alvo, sendo assim abre uma brecha para quem fizer pelo menos o básico para interagir com o seu cliente ideal. Até possuir uma ótima estrutura de sites, a interatividade é muito boa janela, mas, lembre-se não é oferta que interessa o cliente e sim o ponto de transformação e os benefícios da compra do serviço de acesso a internet.

No ranking dos principais setores industriais do Brasil a indústria da beleza, alimentos e bebidas não alcóolicas, conhecimento, tecnologia, financeiro, saúde e varejo. Telecomunicações aparece em último lugar como o mercado que menos investe na nova onda de comunicação e relacionamento com novos clientes e antigos da base.

Por isso é fácil afirmar, você tem sim oportunidade de competir com as grandes operadoras, essa é a hora do seu provedor se destacar nos novos canais de comunicação, onde não existe estratégia das grandes operadoras e o investimento é muito baixo em relação ao Marketing tradicional.

  • Visão de investimento em Marketing dos Provedores

Não consigo citar 5 canais diferentes de comunicação para atrair novas oportunidades de negócios dos provedores realizadas hoje de forma eficiente, que possamos analisar e mensurar resultados. Isso é um fato assustador!

Como você mensura hoje quantos clientes compram devido o investimento em panfletos? Ou quantos clientes compraram o seu serviço de acesso a internet devido investimentos em Outdoor?

Em um mercado tão competitivo, se a sua empresa não tiver informações sobre o mercado para poder competir estrategicamente, é provável que você tenha um problema pela frente a ser resolvido.

O principal investimento dos provedores em todo o Brasil é contratar um time de vendas para uma estratégias porta a porta, ou ir até a porta de um condomínio colocar uma barraca e panfletar com um carro de som. Não que isso seja errado, mas temos que ter estratégias em mãos que gerem cada vez mais valor ao seu produto e isso vai fazer com que o seu cliente encontre na sua empresa a melhor opção para resolver a necessidade de acesso a internet.

A grande maioria dos provedores e profissionais da área de Telecom, que tenho na base de contatos e vem acompanhando o meu trabalho, possui as seguintes características abaixo:

Não possui um site responsivo e que atraia o lead através de conteúdos que realmente o cliente quer ouvir, sites que mais parecem um cartão de visita e possuem apenas oferta com valores dos serviços e o contato.

Não possui canais de relacionamento nas redes sociais, e quando tem não sabe como se relacionar, postam coisas como; o dia da árvore, o dia da praça, ou tirando fotos de técnicos dando manutenção na infraestrutura ou lançando cabos de Fibra Óptica e quando o cliente entra em contato para buscar mais informações não tem quem responda com facilidade.

Quando envia e-mails para os clientes, é para encaminhar a segunda via do boleto, quando o Provedor é muito bom, ele ainda envia um feliz natal e um feliz ano novo.

Os provedores definitivamente ainda não conseguiram entender que precisam está nas principais oportunidades e negócios para suas empresas, mas ninguém entra no Facebook para fazer compras, ninguém fala em comprar uma geladeira ou fica esperando a oferta promocional de um sofá. As pessoas entram pelo entretenimento, pelas fofocas, pelos conteúdos mais comentados e por tudo aquilo que está “bombando” no momento.

Porque os Provedores ainda querem ficar postando imagens de oferta ao invés de atrair pela necessidade de compra?

Você tem um grande desafio agora, entender o passo a passo para começar a investir em uma estratégia que vai aumentar o valor da sua marca, melhorar o relacionamento com novos e antigos clientes da sua base e o mais importante, você atrairá as melhores oportunidades de negócios da sua região.

O próximo nível de crescimento dos Provedores

Muito se fala na melhor tecnologia, na melhor topologia da rede, em investir na melhor caixa de atendimento e essa briga parece não ter fim, todos os dias nasce algo novo e o mercado está tirando a sua atenção para o que realmente vai fazer a diferença no crescimento do seu Provedor.

A palavra é INFORMAÇÃO, quantos dados dos seus clientes você possui para fazer um estudo de necessidade da sua região?

Provavelmente você sabe apenas o nome completo, endereço, telefone e email. Por isso que o seu provedor ainda não começou a oferecer outros serviços e produtos, pelo simples fato de você não saber como eles são, é o que os seus clientes realmente querem.

O desafio agora é começar, entender os conceitos básicos que se encaixam no tamanho do seu Provedor e eu vou logo alertando que não será fácil, mas é uma ótima oportunidade a médio e longo prazo.

Estratégias Digitais me trouxeram até aqui, me direcionaram para entender que o mercado está completamente no estágio Zero e é preciso começar agora, por isso que estamos compartilhando essas informações para que você possa crescer cada vez mais, o seu único problema é não é quando o seu concorrente começar a vender Fibra ou a Operadora entrar na sua região e Sim quando os seus principais concorrentes começar a investir em estratégias através do Marketing Digital para obter mais informações sobre o mercado da sua região.

Mas essa possibilidade de investimento está a disposição da sua empresa também.

Fica o convite para você acompanhar os próximos Blog Post do meu site e aprender muito mais como montar uma estratégia online de forma efetiva.

 

 

Comentários