Já dizia o bom e velho ditado, nós temos dois ouvidos e uma boca, para que possamos ouvir mais e falar menos.
Sendo assim lhes pergunto, o quanto você está ouvindo do seu negócio?
Quando digo ouvindo seu negócio, é para alertar se está praticando o significado da palavra ouvir: que é atender, perceber, escutar, e assim abordar duas vertentes importantíssimos do seu negócio.
A primeira trata-se de seu cliente externo, ou seja, aquele que paga mensalmente a fatura para sua empresa, então lhes pergunto, você já ouviu qual a demanda dele? Já questionou se o que o seu cliente quer é fibra, radio, planos mais altos, qualidade de atendimento, enfim, quais as expectativas que seu cliente espera da sua empresa.
Existem diversas formas de obtermos as informações questionadas acima dos nossos clientes, segue algumas alternativas; nosso cal center, pesquisas presenciais no nosso estabelecimento ou em visitas de nossos técnicos, através de pesquisas online (e-mail, facebook, site), diversas formas de obter as “tais” informações, para que sua empresa possa levar aos seus clientes o que eles realmente esperam e querem, e não o que você gostaria de levar até eles. Hoje temos diversas ferramentas custo bem baixo, e algumas até gratuitas., tenha curiosidade, se informe, pois, se trata do seu negócio.
Segunda vertente vamos abordar seu cliente interno, você está ouvindo seu cliente interno, ou seja, estou me referindo a sua equipe interna, seus colaboradores, funcionários que se dedicam dia a dia no seu negócio. Quando citamos a parte operacional, devemos ficar atentos pois é esta equipe que lida com o cliente diariamente e na verdade é muito pouco ouvida. São eles que estão em contato direto com os clientes e na grande maioria das vezes a frente dos problemas, e normalmente não são ouvidos pelos gestores. Neste ponto você deve ficar em alerta vermelho, pois aí está a solução e o direcionamento do seu negócio. Uma simples caixinha de “deixe sua opinião” você vai conseguir coletar muitas informações da sua equipe, da sua estrutura e de toda a produtividade da sua empresa.
Pensando desta forma, se você conseguir ouvir seus clientes você irá resolver, ou ao menos minimizar, um dos principais problemas atuais das empresas que é a falta de comunicação.
Pense nisso! #ficaadicaisp