Como prometido em meu artigo Falando Sobre Cabos, trago hoje para vocês uma breve explanação sobre a diferença entre as nomenclaturas existentes para os cabos de pares trançados blindados (ou “cabo UTP blindado” – Cabo não blindado, blindado?!?!?! Ouço muito isso!)
No mundo do cabeamento estruturado que atende, dentre tantos sistemas, os ambientes de provedores de Internet, podem ser utilizados cabos ópticos e/ou metálicos. Aqui abordaremos os cabos metálicos blindados e as nomenclaturas vigentes.
Podemos utilizar os cabos metálicos de pares trançados com 4 ou 25 pares para a montagem de backbones, entretanto existem algumas restrições de uso com relação a este último. Ele deve ser usado apenas para serviços de voz em backbones devido às suas limitações de banda e velocidade, cuja categoria limite é Cat. 5e.
Os cabos em questão são conhecidos como UTP e STP, e foram desenvolvidos buscando aumento de largura de banda e taxas de transmissão, além do balanceamento da transmissão dos sinais e da padronização dos tipos de cabos a serem utilizados. Após a decisão, por organismos internacionais, pela não utilização de cabos desbalanceados (coaxiais) nas redes Ethernet, mesmo sendo mais baratos e viáveis tecnicamente, os cabos de pares trançados começaram uma longa jornada evolutiva, começando, na década de 80, com largura de banda de 16 MHz e alcançando, hoje em dia, valores na casa de GHz.
As redes de cabeamento estruturado têm como base os cabos sem blindagem e com blindagem (contra interferências eletromagnéticas), e para compreender melhor essas nomenclaturas, veja a explicação a seguir:
Atualmente, o mercado possui, basicamente, três tipos de cabos: sem blindagem, com uma blindagem e com duas blindagens, U/UTP, F/UTP e S/FTP, respectivamente.
Entenda a nomenclatura dos cabos:
Ou seja, um cabo F/UTP é um cabo UTP (comum) onde o grupo de 4 pares é envolto numa blindagem tipo FOLHA, onde esta é uma cobertura metálica em alumínio que se estende ao longo de todos os pares do cabo. Por sua vez, um cabo S/FTP possui, além de uma blindagem tipo FOLHA internamente, par a par (individualmente) tem ainda, envolvendo todos os pares, desta vez simultaneamente, uma blindagem tipo MALHA. Esta blindagem é feita com uma malha metálica trançada como as dos coaxiais. E, por fim, o cabo U/UTP (ou simplesmente, UTP como é comumente conhecido) sem blindagem alguma.
Os cabos são dispostos conforme a sua categoria de desempenho, veja abaixo:
Espero que esse conteúdo te ajude de alguma forma.
Até a próxima