Fazer investimentos em infraestrutura de alta capacidade com pouca capacidade de investimento, não é uma tarefa das mais fáceis de uma empresa.
É preciso se reinventar todo o tempo para encontrar formas criativas para conquistar o cliente, para alcançar com efetividade cada investimento feito.
E como solucionar o problema de só entregar panfletos e ligar carros de som na cidade? Apesar de já conhecida em outros mercados, o Co- Marketing pode ser uma nova oportunidade de crescimento para os Provedores.
O que é Co-Marketing
Como o nome já sugere, é o marketing compartilhado. Simplificando, são duas empresas que possui o público semelhante e alinham os seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto que sozinhas talvez não conseguiriam.
Geralmente encontramos parcerias entre Provedores para compartilhamento de infraestrutura, agora quanto a parceria comercial é um pouco difícil de se ver, por que o medo do concorrente se desenvolver e brigar pela mesma verba é muito grande, sendo que deixar de fazer qualquer ação é bem pior do que perder para espaço para um concorrente maior.
Autoridade
Não sei se você já se perguntou por que é comum celebridades andarem sempre juntas?, ou grandes empresas fechando boas parcerias?, logo imagina-se as seguintes questões: se uma pessoa anda junto com uma celebridade, ela também é importante, ou a empresa que faz uma parceria com outra grande empresa também é vista como importante e acaba se tornando uma autoridade para as demais.
Redução de custos
A ideia do Co-Marketing é juntar forças para fazer mais com menos, as empresas vão dividir os custos dos esforços para realização da campanha.
O que vemos é que o resultado é muito maior para o esforço aplicado e muito melhor do que fazer sozinho.
Como fazer Co-marketing com o seu Provedor
Foque em um bom parceiro da região
Separei alguns itens que você deve estar atento na hora de selecionar um bom parceiro:
- Busque um parceiro que tenha uma audiência relevante;
- Que forneça conhecimento e que produza um conteúdo de qualidade;
- Seja visto como referência na sua região;
- Pode ser um parceiro que tenha um produto ou serviço similar ao seu, não necessariamente sendo concorrente direto.
Para encontrar um parceiro com essas características, será preciso você saber o interesse da sua base de clientes.
Informações da base
Suponha-se que você provavelmente já tenha feito um estudo de persona para saber o interesse do seu público-alvo, e já sabe quais os principais interesses e comportamentos. Se você já identificou que na base da sua empresa tem muitos clientes acima de 50 anos, logo você pode buscar parceiros para esses tipos de clientes.
As informações dos seus clientes são mais valiosas do que a infraestrutura do seu Provedor.
Exemplo de parceria ganha-ganha
Você pode fazer parcerias com empresas de diversos mercados e vou listar algumas:
Rede de Drogarias – Como temos muitos Provedores com uma base muito boa de clientes, se você fechar exclusividade de desconto com uma rede de drogarias para sua base, a possibilidade de fidelização para o seu Provedor e para a drogaria é bem maior,e com toda certeza a campanha será proveitosa para as duas empresas.
Academias – Geralmente nessa época do ano cresce mais de 40% a procura por academias devido o verão, você pode fechar uma parceria com pacote exclusivo para os clientes do seu Provedor, imagina só você tem uma base de 3 mil clientes, será mesmo que alguma academia não irá querer fazer uma pareceria com a sua empresa?
Restaurantes, supermercados, lanchonetes, shoppings e muito mais!
Novos canais e novas oportunidades para os Provedores de internet estão chegando, as ações do Co-Marketing é uma ótima ideia para quem quer fazer melhor e diferente. Se você tiver uma base de clientes grande essa é a hora de começar a utilizar isso como força para o seu crescimento.
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