Foi este mesmo o texto que me chamou a atenção e do qual resolvi escrever este artigo. O texto que me chamou a atenção era da empresa aérea americana United. Estes 10 milhões economizados durante um ano foram a partir de uma pequena redução no peso das revistas que esta empresa levava a bordo e da quantidade de vinho embarcado na origem de cada um dos voos. Não sei a veracidade desta informação, mas vou utilizá-la.
Trazendo para a realidade do provedor de internet, como é a gestão da sua empresa sobre o quantitativo de material que é utilizado pelos técnicos? As vezes pensamos que são somente nas grandes ações que conseguimos resultados significativos, mas não. Como na United, pequenas ações podem nos trazer uma grande economia de valores. Abaixo vou compartilhar três experiências que conheci dentro de provedores de internet que podem gerar grandes resultados para sua empresa:
- RJ-45 – Para amenizar o desperdício dos RJ-45 o coordenador técnico entrega um kit de RJ-45 dentro de garrafinhas PET de 200 ml (na minha região carinhosamente chamado de caçulinha). Entregando estes RJ-45 desta forma evita-se que os mesmos fiquem soltos dentro das bolsas, minimizando as perdas e a oxidação dos conectores.
- Instalação para clientes – Em um processo de instalação de cabo e/ou fibra na casa de um cliente, a instalação deve começar sempre de dentro da casa do cliente para a caixa de onde o cabo será conectado. Desta forma não precisa estimar-se o quanto de cabo será necessário para chegar até o interior da casa do cliente, finalizando o acabamento sempre na estrutura do poste da concessionária e minimizando as perdas por sobra de material.
- Pequenas compras – nem sempre as empresas do nosso segmento possuem um estoque de insumos adequados a nossa operação. Normalmente são realizadas compras pequenas com fornecedores da cidade. O procedimento normal é comprarmos e anotarmos para evitar a utilização de dinheiro com os técnicos. Final do mês quita-se aquela dívida. Um parceiro passou a utilizar cartão de crédito para este tipo de compra. Ok, mas onde estaria a vantagem? A vantagem está na utilização posterior dos pontos de fidelidade adquiridos ali. Isso surgiu tanto resultado para ele, que em treinamentos e demais viagens a eventos do segmento, já a algum tempo ele não necessita mais comprar passagens.
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