Se existe um setor que está sendo pouco explorado na área de Provedores é o Marketing, pouco se houve falar em eventos de Telecom, poucos cursos, poucas pessoas falando sobre isso. Mas será que isso não é importante realmente? Nessa edição eu vou abrir um pouco mais a sua mente para esse assunto, boa leitura!
Sabemos sobre essa nova era da comunicação e as mudanças que estão ocorrendo com o avanço da internet banda larga nas grandes cidades, entendemos também que existe uma parcela muito grande do mercado a ser atendida.
O fato é que boa parte dessas pessoas que ainda não tem acesso à internet, não sabem os benefícios que estão disponíveis e agora o desafio pode está nas mãos dos empreendedores na área de Provedores. Vejo muitos empresários dizendo que os investimentos que estão sendo feito leva transformação de vida e que entregam a “estrada da comunicação”, será que é só isso mesmo que o seu Provedor pode contribuir?
Hoje os Provedores tem nas mãos uma oportunidade muito grande de realmente fazer a diferença, sendo mais participativos na educação do mercado, entendendo as necessidades e hábitos do consumidor, entregando produtos e serviços que as pessoas precisam.
Uma geração que nasceu após os anos 2000 e que cresceram com dispositivos eletrônicos nas mãos, como tablets, smartphones, notebooks entre outros, vão está completando 18 anos de idade, mas adaptadas ao mundo digital e estão mais propicias a compra e venda online e cada vez mais dependentes também do acesso à internet.
Agora eu pergunto a você, o que realmente a sua empresa sabe a respeito dos seus clientes?
Nome completo, endereço, telefone quem sabe um email, acha mesmo que só isso vai entregar uma análise sobre as necessidades dos seus clientes e a sua empresa vai poder se tornar um Provedor multisserviços.
Qual a função do Marketing para estratégia do seu Provedor?
Hoje estratégia de Marketing funciona em passos antes da etapa da compra que irá agregar valor ao seu produto ou serviço, entre eles posso listar:
Aprendizado e descoberta – essa etapa que iremos definir o público alvo que você quer atingir, para atrair as pessoas certas para comprar o seu produto ou serviço, mostrando a essas pessoas que existem novas oportunidades através do acesso a internet.
Reconhecimento do problema – Você irá mostrar ao seu público que existe um problema em ele não ter acesso à internet na residência, mostrando também os benefícios e novas oportunidades para que ele possa adquiri.
Decisão de compra – Nessa etapa que você pode fazer comparação e mostrar os benefícios do seu produto para as pessoas que demostraram interesse.
Venda – A etapa da venda agora ficou mais “simples”, os vendedores ficam responsáveis pela decisão de compra onde se aplica gatilhos mentais para influenciar as pessoas a comprar o serviço, exemplo, os descontos vão até hoje, ou é a primeira vez que estamos abrindo essas oportunidades. E não fazer o papel de todas as etapas do funil de vendas, o time de vendas é uma área muito estratégica, pois dependendo da opinião das oportunidades, podemos melhorar a entrega e a comunicação da empresa.
Eu resumi agora o que é um funil de vendas, passamos por isso diariamente há vários anos e acabamos nem percebendo, às vezes pulamos para a etapa de compra por que não tem outra opção.
E você ai que faz vários investimentos e na hora de divulgar o seu produto ainda continua entregando panfletos e batendo de porta a porta apenas para empurrar o produto para o cliente, não que isso não traga retorno, mas como mensurar os resultados de uma campanha em um outdoor?
Os Provedores vão precisar fazer melhor e de forma inovadora por muitas vezes nesse próximo ano para convencer e atrair os melhores clientes.
Então, viu ai o quanto ainda tem para evoluir? Entre os mercados de alto consumo com toda certeza Telecomunicações é o que menos tem um relacionamento com os seus clientes, a métrica disso é o quanto temos de chamados nos sites de reclamações.
Isso que me deixa muito feliz em participar e contribuir para o crescimento da sua empresa, saber que ainda tem muito para o nosso mercado evoluir.
Um detalhe que eu preciso lhe alertar, sabe qual o perigo evidente?
O seu concorrente começar primeiro que você!
Agora, precisa terminar a leitura e sentar para analisar o que está fazendo e medir os resultados, se continua investindo em infraestrutura, novas tecnologias e os seus clientes ainda continuam insatisfeitos, a um problema também no relacionamento com a sua base e precisamos solucionar.
Tem muita coisa pela frente e eu espero você nesse 2018, com novas estratégias e dicas que irá potencializar o seu foguete!
Thiago Buenaño
Consultor nas áreas de projetos de redes ópticas e estratégias de marketing para Provedores, Co-founder das startups AnjosISP Incubadora para Provedores e Empreenda na vida Escola de Empreendedorismo Digital.