No Post de hoje vamos falar sobre como a educação pode atrair novas oportunidades para o seu Provedor.
O processo de relacionamento com o cliente está se tornando algo cada vez mais desafiador, a comunicação e os canais tradicionais não despertam tanto a atenção como deveria, devido à quantidade de meios de comunicações diferentes, que cada vez mais atrai a atenção de pessoas de diversas idades.
A informação não está restrita a um determinado público, todos têm acesso à informação, ou seja, crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, podem sim aproveitar conteúdos que vão proporcionar crescimento intelectual e diversão.
Você também fica esperando liberar o botão de “Pular” do Youtube aparecer para clicar nele e ir logo para o vídeo que você quer assistir?
O seu potencial cliente também não quer ficar recebendo anúncios do tipo “Compre Fibra Óptica”, “A melhor Fibra Óptica da Cidade Feliz”, pode ser até que você venda fazendo isso, mas a chance é de atender apenas um público bem limitado. Então o seu desafio agora é como chamar atenção do cliente educando sem parecer que está fazendo um anúncio de venda.
O que é Educação para qualificar e atrair?
A Educação para qualificar consiste em disponibilizar o conhecimento necessário para que as pessoas possam entender qual a necessidade de ter acesso à internet, seja na sua residência ou empresa.
O objetivo é deixar os Leads (Oportunidades de negócios), mais prontos para avançar para próxima etapa do funil de vendas. Eles vão receber informações que estão de acordo com cada etapa da Jornada de compra, Aprendizado e descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.
Dessa forma o time de vendas não abordará pessoas que ainda não estão prontas para comprar, ele só se envolve quando os Leads estão mais aquecidos, tornando assim a abordagem menos abusiva.
5 Benefícios de utilizar Educação para qualificação de Leads
- Relacionamento mais próximo com o cliente
Com o processo de educação de Leads você trabalha todos os estágios da jornada de compra, o relacionamento se torna mais duradouro a partir do momento que você começa a entender as necessidades dos clientes.
2. Conhecer melhor o público-alvo
A medida que você interage entregando conteúdos, é possível ter feedbacks para entender possíveis dificuldades e objeções dos seus Leads, as informações que os Provedores tem hoje dos seus clientes, normalmente são Nome, endereço, e-mail e telefone.
Mas é necessário que você entenda muito mais para poder entregar soluções e serviços que essas pessoas vão realmente comprar.
3. Aumento de oportunidades
Hoje os Provedores estão atendendo clientes que estão praticamente no final da jornada de compra, na etapa de ‘Decisão de Compra” temos pessoas indicando pessoas e é geralmente dessa prospecção que os Provedores vendem, o famoso “boca a boca”, com o processo de educação de clientes você irá ter um aumento na geração de novas oportunidades.
4. Melhor facilidade de venda
Quando os Leads tem mais informações sobre os benefícios, vantagens e funcionamento do seu Produto e Serviço, aumenta a quantidade de vendas em relação aos Leads que não foram educados o suficiente.
5. Autoridade na região
A partir do momento que você entrega algo de valor a uma pessoa, é normal que com o tempo ela vai reconhecer você e a sua empresa como uma verdadeira autoridade no que faz e isso tem um peso sem medidas.
Como fazer uma campanha Educacional para nutrição de Leads
Em primeiro lugar, identifique quais as principais dúvidas das pessoas da sua cidade ou comunidade. Através do empreendedorismo você irá ter um leque de opções de conteúdos para incentivar essas pessoas a se qualificar.
- Objetivo da campanha
Seu Provedor pretende passar informações sobre como funciona o seu produto ou serviço, que produto pretende divulgar?
- Quem é a persona
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Entenda a fundo sobre o perfil do cliente, qual o seu cargo, rotinas diárias, o que essa pessoa costuma fazer nas horas de lazer, faixa etária e um pouco da cultura local.
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Defina quais os conteúdos para cada estágio da Jornada de compra.
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Está é a etapa de definição de conteúdo para cada Jornada de compra, eu não sei como é a realidade local na região que você atua, mas eu vou me arriscar em dar uma opinião. Aprendizado e descoberta: Curso presencial para incentivar a usabilidade do acesso à internet. Facebook para Terceira idade, Como fazer pesquisas online, Descobrindo novas oportunidades online.
Reconhecimento do Problema: Aprenda como aumentar as vendas do seu negócio através do Instagram. Cursos e conteúdos que vão identificar algum problema ou oportunidade.
Consideração da Solução: Guias de passo a passo para divulgar o negócio das empresas da sua comunidade através da internet.
Decisão de Compra: Agora é hora de ofertar o seu serviço de acesso à internet.
Quais os cursos que posso fazer para atrair a comunidade?
Facebook para terceira idade
Como vender bijuterias através do Instagram
Como aumentar as vendas online
Divulgando através do Facebook
Cursos que leve a pessoa a entender que precisa realmente do acesso à internet e esse serviço será de extrema necessidade, pois isso agrega muito valor ao produto.
Conclusão
Existem novos canais e formas de atrair os Leads online e offline para sua empresa, com a Educação você qualifica o cliente ideal, você pode fazer oficinas, minicursos, workshops presenciais e até semipresenciais.
Agora você pode montar um workshop presencial em um sábado de manhã, com minicoquetel e no final da apresentação do conteúdo pode ser feito a oferta do serviço.
Como irá se chamar esse projeto?
<Nome do seu Provedor> Educação.
Eu vou falar muito mais sobre inovação e criatividade nas próximas edições, continue acompanhando e vamos pra cima!!
Thiago Buenaño – Consultor nas áreas de projetos de redes ópticas e estratégias de marketing para provedores, Co-founder das startups AnjosISP Incubadora para Provedores e Empreenda na vida Escola de Empreendedorismo Digital.