Qual o próximo nível dos Provedores de Internet?
Enviado em 24.10.2018

Qual o próximo nível dos Provedores de Internet?

Qual o próximo nível dos Provedores de Internet? Descubra hoje no post de Thiago Buenano

Talvez a resposta dessa pergunta deve valer em torno de 1 Bi de dólares e eu ainda estou sendo muito generoso com esses números hein. Todas as maiores transformações que aconteceram e estão acontecendo no mundo exigem comunicação, seja pessoas se comunicando com pessoas através de máquinas, ou robôs se comunicando com robôs através de máquinas.

Agora o nosso desafio é buscar a curva do próximo crescimento, entender os novos hábitos do consumidor e desenhar novos produtos e serviços que vão atender de forma personalizada diversos grupos de clientes. Neste Post compartilharei ações para o seu provedor inovar e criar novos produtos e serviços.

A forma tradicional de abertura de um Provedor hoje

Vamos entender melhor qual a forma tradicional que antecede a abertura de um Provedor, levando em consideração a parcela de mercado que ainda falta conectar.

O dono do Provedor por muitas vezes começa sem muitos investimentos, os primeiros passos são a busca de regularização e compra de link, ele então acaba tendo que aplicar a reserva de capital na infraestrutura visando conectar o máximo de clientes o mais rápido possível. Logo após, ele aluga um espaço para colocar a base, compra todos os equipamentos para o headend e rede externa, contrata equipe técnica e após isso, mãos à obra.

O proprietário constrói a infraestrutura e, se tiver um pouco mais de condições, faz até um coquetel para comemorar a inauguração (comemorar é sempre bom não me entenda mal), mas quero lhe alertar para o seguinte fato: trinta dias depois começa a chegar as primeiras contas, agora é hora da “promoção de inauguração” e ofertar a instalação gratuita, porque “quanto mais clientes, melhor”, contrata vendedores para fazer uma campanha porta a porta com cartão de visitas e folders na mão e vão às vendas, só que na grande maioria das vezes as contas não fecham.

Investir em um projeto que você não sabe se os clientes estão frios ou quentes para comprar, definitivamente é um risco muito grande.

O grande desafio

O grande desafio agora é, sem dúvida, entender os novos hábitos do consumidor, só assim vamos poder entregar os serviços de maneira personalizada para os grupos de clientes e atender a grande massa que necessita de acesso à internet com novos produtos e serviços.

É até difícil de imaginar isso, mas se você é Provedor e está lendo esse conteúdo, quantas vezes já perguntou se vale a pena investir em tecnologias como TV e/ou telefonia para atender a sua região?

O medo de investir em novos produtos e serviços acontece por não ter dados suficientes que assegure um possível investimento, dessa maneira o empresário acaba apenas investindo no produto de acesso à internet.

Essa barreira na comunicação e falta de aquisição de informações e dados das possíveis oportunidades de negócios, faz com que o setor de Provedores de Internet não alcance níveis mais altos e continue na forma tradicional de vender apenas a obtenção de internet.

Metas de crescimento

Agora irá ser compartilhado com você alguns passos para melhorar a sua tomada de decisão para investir no setor de Telecom.

Meta 1: Crie uma lista de oportunidades

Através da educação de mercado, você conseguirá construir uma lista e prospectar as oportunidades mais quentes para o seu negócio de forma inteligente e segmentada, facilitando a tomada de decisão e desenvolvimento de novos produtos.


Aprenda como criar uma lista de oportunidades para o seu Provedor no ISP BLOG.

Meta 2: Crie relacionamento

Pouco importa se você tem uma base de milhares de contatos mas não tem relacionamento, agora o seu desafio será entregar conteúdos para engajar as pessoas a comprar o seu produto ou novos serviços.

Aqui teremos que identificar as necessidades da sua persona (público ideal) para cada produto que a sua empresa venha ofertar.

Meta 3: Nutrição de leads na base e engajamento

Essa estratégia serve para qualificar as oportunidades de negócios para compra, aliás ficar indo de porta em porta sem saber o que realmente o cliente quer não é tão eficiente, concorda?

Através de conteúdos ricos você poderá nutrir os leads da base de contatos para que as oportunidades que ainda não tenham intenção em comprar, agora entrem em prioridade na compra. Ou seja, existem pessoas que ainda não sabem por que precisam da disponibilidade da web ou o que fazer quando tiver o acesso, é o seu Provedor de Internet que precisa informar essas respostas.

E agora como colocar em prática tudo isso em meio ao dia a dia técnico?

Sabe-se que para inovar e sair da forma tradicional de começar um negócio não é uma tarefa muito fácil. Por isso, se você quer realmente fazer diferente e pensar na curva de crescimento é necessário fazer atividades que outras empresas não estão fazendo.

Conhecer mais de perto as necessidades dos clientes fará com que você tenha como medir o seu investimento em novos produtos e serviços de personalizada.

Eu quero convidar você a pensar um pouco mais fora da caixa para que possamos juntos montar novos modelos de negócios para que o setor de Provedores possa crescer e seguir para o próximo nível.

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