Bastou falar em rede social e muitas pessoas logo imaginam o Facebook. Isso é normal, afinal, é difícil conhecer alguém hoje em dia que não tem uma conta nessa rede social.
Por essa razão não é de estranhar o fato de que o Facebook também seja tão útil para um empreendedor que quer interagir com o seu público-alvo, pois todos os perfis de público estão na rede criada por Mark Zuckerberg.
No entanto, há outra rede social que no Brasil já é tão comentada e utilizada quanto o Facebook. Estamos falando do Instagram.
Diante da presença dela em nosso dia a dia, muitas marcas já olham para ela como uma boa aliada para as estratégias de Marketing.
O marketing feito no Instagram, seja ele para autopromoção ou uma empresa, possui regras próprias, pois essa rede social tem a sua própria dinâmica de interatividade.
Por isso, é necessário entender as características dessa rede para a sua estratégia de marketing funcionar e apresentar resultados positivos.
Pelo fato do Instagram ser uma mídia basicamente de entretenimento, é necessário que a sua abordagem comercial seja a de display.
Sendo assim você deve estar no lugar certo para atingir as pessoas certas, sem atrapalhar a conversa normal da rede.
Dicas para usar o Instagram como aliado no Marketing Digital
Assim como em qualquer rede social utilizada para auxiliar nas estratégia de Marketing, é preciso antes traçar os seus objetivos.
Talvez os seus objetivos sejam assegurar a sua presença online, nutrir leads, enfim, qualquer ação que possa beneficiar as suas estratégias.
O fato é que estipulando o que realmente você quer obter por meio do Instagram, você terá condições de mensurar as métricas das suas ações e verificar se os objetivos foram atingidos.
Confira então algumas indicas interessantes para que o Instagram seja para você mais do que uma rede social destinada para mostrar imagens e vídeos.
Integração com outros meios
Que o Instagram está alinhado ao Facebook todo mundo sabe. Por isso, é interessante aproveitar essa característica a seu favor.
Você não precisa replicar tudo que publica no Instagram na interface do Facebook, mas sim, fazer com que essas ferramentas tenham interação uma com a outra.
A integração do Instagram com o seu site e blog também é interessante, pois um ajuda a complementar o conteúdo do outro. Lembre-se, portanto, que uma boa hospedagem de site faz toda a diferença nessa situação.
Sendo assim, para ter um tráfego de qualidade e velocidade no carregamento das suas páginas, fotos e vídeos é importante ter à disposição uma hospedagem Cloud, que é ideal para sites com crescimento acelerado e que precisam de flexibilidade de recursos.
Utilize o Stories
Não são apenas as celebridades e as pessoas comuns que podem utilizar esse recurso. Marcas e empresas também podem se beneficiar muito com ele, já que o Stories é uma boa maneira de mostrar o dia a dia do seu negócio.
Esse tipo de ação reforça a humanização da sua marca e da empresa, mantendo você mais próximo do seu público.
O Stories tem uma característica semelhante ao do Snapchat, permitindo que você compartilhe fotos que ficam disponíveis por um tempo limitado na rede social.
Adote um calendário de postagem
Se o Instagram entrou para as suas estratégias de Marketing Digital, é bom lembrar que ele existe. Por isso, é interessante manter um cronograma para você organizar as datas e os dias de postagem.
Sendo assim, é importante que a frequência de postagens seja equilibrada, pois com isso o seu fluxo de interação com o seu público tem mais qualidade, ou seja, você mantém a sua presença online, mas sem saturar a sua imagem.
Pense na qualidade do seu conteúdo
Se o Instagram vive de fotos e vídeos é fundamental assegurar a qualidade das imagens que você publica. É aí que entram em cena algumas ferramentas úteis para você não ficar mal na foto.
Uma delas é o Snapseed, que é um poderoso aplicativo que permite você alterar e otimizar as suas fotos de modo rápido e prático.
Não custa lembrar também que, em termos de conteúdo, você também pode trabalhar o seu texto no Instagram para facilitar a sua aproximação com o público. Para isso a dica é usar a boa e velha hashtag.
As hashtags permitem que você coloque em evidência um determinado assunto ou termo referente ao seu negócio. Com isso fica mais fácil encontrar determinados conteúdos que estão relacionados à sua marca ou empresa.
Conheça o Instagram for Business
Conforme indica o nome, ele é um aplicativo que facilita ao empreendedor divulgar a sua marca no Instagram.
Essa ferramenta permite que você avalie melhor as suas métricas, além de permitir que anúncios sejam utilizados como CTA estimulando os usuários interagirem melhor com as suas publicações.
Conclusão
Para ter êxito com as estratégias digitais, é fundamental que uma empresa vá onde o se público está. E, hoje em dia, muitas pessoas estão no Instagram.
Por esse motivo, se você pensa que essa rede social serve apenas para entretenimento, é bom rever os seus conceitos. O Instagram, além de ser divertido, é um bom espaço para uma marca interagir com o seu público.