Aprenda a delegar para crescer mais
Enviado em 03.07.2019

Aprenda a delegar para crescer mais

Veja no Post de hoje de Jorge Morgado algumas dicas de como delegar tarefas à sua equipe

Nos últimos anos o mercado de provedores regionais vem passando por grandes mudanças e exigindo do proprietário (Gestor) uma postura diferenciada principalmente porque os nossos negócios estão em plena fase de crescimento. Na sua grande maioria dos provedores, os donos começam com uma gestão muito centralizada e com poucos colaboradores; nessa fase todas as tarefas da empresa são executadas pelo dono e sua esposa ou sócio, que acumulam funções diversas desde a parte Administrativa, Financeiro, Comercial, Marketing, RH, Atendimento ao Cliente e claro a de TI.

Mas chega um momento em que a empresa exige a contratação de novos colaboradores que vão compor o quadro de funcionários e ajudar nas diversas tarefas dentro do provedor e cabe ao empregador a árdua missão de mudar sua postura e adotar uma gestão diferenciada, livrar-se das amarras de “Centralizador” ou “Faz tudo”, tornando-se Gestor “descentralizador”.

A tarefa, no entanto, não é fácil para maioria dos donos de provedores, que tem um perfil mais técnico, porém é extremamente necessário ter uma gestão descentralizada para tornar-se uma empresa mais competitiva e com soluções eficazes, buscando sempre a melhoria dos processos internos e externos e promovendo a cooperação entre seus talentos.

Veja algumas dicas de como delegar tarefas à sua equipe:

Primeiro passo – Conhecer o perfil de cada colaborador

Conhecer o perfil de cada colaborador e suas habilidades vai ajudar o gestor na tomada de decisão. O trabalho precisa ser atribuído ao profissional que você julga ser o mais capacitado para a função desejada.


Segundo passo – Avalie e defina prazos

Ao delegar tarefas é essencial que se estipule prazos, que se faça avaliação e acompanhamento do desenvolvimento das atividades atribuídas e que se propicie condições para garantir que o serviço seja executado conforme planejado.


Terceiro passo – Comunicação e Conscientização

Comunicação dentro da empresa é essencial, seja claro e conscientize sua equipe do quanto aquela tarefa é importante e que será uma excelente oportunidade para todos contribuírem com o crescimento e desenvolvimento da empresa.


Quarto passo – Trabalhe a confiança do seu time

Quando se trata do trabalho em equipe é fundamental manter todos unidos e confiantes, motive sua equipe, faça reuniões periódicas, escute seus colaboradores e remova obstáculos para que seus talentos desempenhem um excelente trabalho.


Quinto passo – Delegar e não “delargar”

Um bom gestor jamais deve confundir delegar com transferir responsabilidades. Quando se atribui uma tarefa a um colaborador você também compartilha responsabilidades, jamais deixe se levar pelo autoritarismo, dê total apoio a sua equipe, entenda que seu trabalho não acabará ao delegar uma tarefa. Sempre será necessário o seu acompanhamento para se obter o resultado esperado.

Caso tenha dificuldades em assumir essa função recomendo contratar alguém com o perfil adequado para ajudar você e seu provedor no processo de gestão de sua equipe.

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