Você é dono de provedor de internet e quer ter dicas valiosas na hora de contratar o seu link dedicado?
Além do preço é importante avaliar outros 4 fatores que considero importantes na hora de tomar essa decisão, pois estamos falando da matéria prima do seu negócio.
Irei abordar 4 regras básicas que não são frequentemente avaliadas na hora de tomar uma decisão de compra de link dedicado para seu provedor de internet, para que assim possa encantar o seu cliente com uma banda estável, rápida e de baixo custo.
Sabemos que Link Dedicado precisa ser sinônimo de alta velocidade e segurança, e é isso que a clientela está em busca. Por isso, é preciso oferecer um serviço de qualidade e atributos como: eficiência de banda, estabilidade da rede, alta disponibilidade, garantia para não disputar banda com outros usuários da rede, etc.
No entanto, alguns provedores regionais optam pela economia e acabam desapontando na entrega do serviço. Não que não seja possível economizar, mas o provedor regional deve ficar atento às especificidades dos produtos que está adquirindo, já que eles afetam diretamente na conexão do seu cliente.
Vamos dividir essa discussão em tópicos? Confira as quatro regras básicas para melhorar a experiência do seu cliente.
- Relacionamento, esse aspecto é de fundamental relevância pois se tratando de um Link Dedicado que no cenário B2B um relacionamento é testado não quando tudo está a mil maravilhas, mas quando existes problemas, e vamos ser sinceros não existe tecnologia imune a falhas, então sabemos que problemas irão existir mas a grande questão é como isso vai acontecer e como resolver esses dilemas, então é nesse momento que parcerias e o serviço propriamente dito é coloca em teste prático. Ou seja, podemos então dividir esse relacionamento no aspecto comercial, se já nesse setor que é a porta de entrada da empresa e geralmente o mais comunicativo você não é bem atendido, esta ai um mal sinal que pode dar a entender que a empresa tem sérios problemas em se relacionar com seus clientes e você não quer ser um desse não é mesmo? E mais, estamos falando de um segmento que muda e se renova drasticamente em períodos de seis meses, imagine quando você precisar renegociar um contrato vigente, ou seja, deve fazer parte da estratégia do seu negócio ter esse relacionamento sempre aberto. O segundo aspecto o técnico, como é o relacionamento técnico para resoluções de problemas, como é a comunicação e relacionamento técnico nas entrelinhas do SLA (Acordo de Nível de Serviço)? O que quero dizer é que existem empresas que se esquivam em aportar qual foi o problema, e quais as medidas estão sendo tomadas para que ele não mais ocorra. Sempre costumo dizer que se for para ter um problemas então que tenhamos novos não os mesmos, nos mantendo sempre em crescente profissional.
- Referências, se seguimos ao pé da letra o primeiro tópico não teremos mais espaço para novos fornecedores, então é nesse momento que buscar referencias de outros clientes quanto a sua experiência quanto ao serviço se faz importante. Repetindo “Nenhuma tecnologia é imune a falhas”, e é aí que o Provedor Regional constrói sua reputação, então buscar referencias com outros clientes de como foi a sua experiência como: Como o fornecedor lidou com o problemas? Como foi a tratativa desse problema? Com as questões administrativas? E comerciais? As redes sociais e indicadores do Google as vezes podem nos enganar.
- Características Técnicas do Negócio, agora sim as características técnicas do Provedor Regional são aquelas especificidades técnicas que vão influenciar no seu dia a dia, tais como: Qual a topologia de rede desse fornecedor? É anel, irá me propiciar alta disponibilidade/redundância física e lógica? Ou seja, além das redundâncias físicas existem redundâncias de roteamento por exemplo? Pois no caso da parada de um núcleo de roteamento existe algum plano de contingência? O Segundo aspecto técnico: Esse fornecedor utiliza Swap? Ou seja, utiliza uma rede de terceiros para lhe atender? Isso envolve um terceiro na prestação do serviço, e julgo importante entender e ter ciência de qual é esse terceiro visto que em um rompimento é ele que deverá ser acionado e por mais que exista o SLA multas ou descontos concedidos não irá servir para amenizar as perdas quanto a imagem do seu Provedor. Nestes casos sempre recomendo que busque de alguma forma o link nos seus fornecedores, assim terá maior gestão sobre os meios físicos e não dependerá de prazos de terceiros e em seguida dou preferência para que um fornecedor me entregue o link em dupla ou tripla abordagem de meios físicos. O Terceiro aspecto técnico é se este fornecedor possui proteção contra ataques, ora, ainda que você o tenha quando esse fornecedor receber hipoteticamente um ataque se não tiver uma linha de detecção e prevenção irá a depender do ataque ter sua rede comprometida e juntamente com ele a entrega do seu serviço. O quarto e último tópico pouco abordado são quais os fornecedores do seu fornecedor de Link Dedicado? E ao contrário do que muitos pensam a quantidade de fornecedores não é sinônimo de qualidade, um ponto crucial que avalio é o quão próximo este fornecedor está próximos dos conteúdos, o que irá reduzir muitas das vezes drasticamente os saltos e conseguintemente a latência, propiciando uma boa experiência para seus clientes.
- Preço, depois de passar por todas essas etapas é que vamos falar sobre o preço. Deixamos este ponto por último porque é imprescindível não se deixe iludir por um preço chamativo, porque está “economia”, por muitas vezes, pode sair mais cara para o seu negócio.
E você, como está comprando Link Dedicado para o seu provedor ?
Assista ao vídeo e confira uma dica bônus para economizar dinheiro e ter alta disponibiliza.
Deixe nos comentários duvidas e nos conte se tem mais algum critério que leva em consideração para comprar seu Link Dedicado.
Links citados no conteúdo:
- https://ix.br/localidades/atuais
- https://bgp.he.net/