Há previsão, em edital, de possibilidade de extensão do prazo
No último dia 11, o Gaispi (Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa) de 3,5 GHz, faixa importante para a instalação do 5G, informou que precisará de mais 60 dias para a liberação da faixa aqui no Brasil.
Essa solicitação de prazo a mais decorre em caráter de precaução pois, para ocorrer a liberação da faixa 3,5 GHz, é necessário um processo de mitigação de potenciais interferências no sinal, pois atualmente o serviço SFS (Serviço Fixo de Satélite) utiliza a mesma faixa que será utilizada pelo 5G, a faixa 3,5 GHz.
Diante dessa constatação, a ANATEL, em sua reunião do dia 02 de junho, irá analisar a possibilidade do prazo adicional de 60 dias para as operadoras começarem a rodar a tecnologia 5G.
Pelo plano original do leilão, até dia 31 de julho o 5G deveria estar disponível nas capitais. Com o adicional solicitado pelo Gaispi, a implementação poderá ocorrer até 29 de agosto, não podendo ultrapassar a data de 29 de setembro para a tecnologia estar operante.
Autora: Giovanna Buso – Jurídico Solintel
Quer saber mais informações acesse: SOLINTEL
Veja também: Momento para Destacar sua Empresa! Pesquisa da Anatel mostra que, entre os serviços de telecomunicações, banda larga tem pior índice de satisfação.