Que a cloud computing está transformando o cenário da tecnologia e da tecnologia da informação, não é mais novidade para ninguém. Com inúmeros benefícios na sua adoção é simples entender porque isso vem ocorrendo. Contudo, além dos impactos positivos já conhecidos da cloud computing, existem alguns pouco mencionados, mas igualmente relevantes. A exemplo dessa afirmação temos os impactos da computação em nuvem sobre os provedores de internet.
Dada a importância do assunto e sua pouca discussão, nesse artigo vamos falar um pouco mais a respeito da cloud computinge de como esse conceito tem sido determinante para a transformação dos provedores de internet. Acompanhe!
Cloud computing x Otimização dos serviços de internet
Em um mercado cada vez mais intransigente e competitivo, não se adaptar às novas demandas e realidades pode ser fatal. De tal forma, a palavra de ordem, dada a dinâmica da sociedade e da tecnologia, é adaptação.
Nesse contexto, com o advento da cloud computing, há uma massiva modificação nos serviços de conexão à internet. A tendência é que esse conceito se fortaleça e se torne o padrão em diversos setores e serviços. Tal fato, invariavelmente, faz com que a demanda por recursos de conexão cresçam para atender às novas exigências do mercado.
Com o crescimento da computação em nuvem, atualmente, os provedores de internet estão tendo que otimizar a sua prestação de serviços, sendo obrigados a migrar para padrões mais modernos de conexão, como é o caso da fibra óptica, para que sejam capazes de atender a grande demanda por conexões mais velozes, estáveis, seguras e com largura de banda maior que tecnologias mais antigas.
A cloud computing e seu papel determinante na estrutura dos provedores de internet
Como dito, a computação em nuvem tem demandado mais infraestrutura dos provedores de internet. Isso, atualmente tem impactado diretamente a forma como esses operam.
A migração das empresas para plataformas virtuais, assim como o surgimento de diferentes serviços residenciais baseadas em cloud computing, como é o caso da streaming de audio e vídeo, armazenamento em nuvem, serviços bancários etc., dependem muito de conexões de boa qualidade.
Todo esse cenário tem favorecido ao surgimento de novas soluções tecnológicas, cada vez mais eficientes – como é o caso dos links dedicados de internet – e também tem contribuindo para a expansão do setor. Com o surgimento de novos provedores e uma maior concorrência significa serviços de melhor qualidade a preços mais atrativos e competitivos, o que é muito benéfico para o consumidor final.
Além dessas evoluções nos perfis de prestação de serviços dos provedores, algumas implicações da chegada da cloud computing se destacam, como, por exemplo:
Utilização de SLA
A utilização desse conceito também tem contribuído significativamente para a melhora da prestação dos serviços, visto que a partir da sua utilização cria-se mais uma garantia de que todo o serviço seja prestado conforme as especificações do contrato, de modo que inconsistências não ocorram.
Em outras palavras, o provedor do serviço fica obrigado a atender as especificações do contrato.
Por fim, a cloud computing tem mostrado que seus benefícios vão muito além dos de ordem técnica, estando também relacionados a melhorias em todo os serviços que circundam sua operação.
Agora que já sabe um pouco mais sobre como a cloud computing tem afetado os provedores de internet, o que acha de compartilhar essas informações nas suas redes sociais? Elas podem ser úteis a mais pessoas. Não deixe de compartilhar!