Nos últimos meses ouviu-se, e muito, falar em IPTV, novo método de transmissão de sinais televisivos, que possui o protocolo IP como meio de transporte de conteúdo; e, justamente por ser um assunto novo, iremos esclarecer algumas dúvidas sobre a IPTV.
Saiba Mais: Entenda as diferenças entre IPTV e OTT
Primeiro é importante destacar que essa novidade é acessível para todos os tamanhos de provedor, e é uma chave importante no quesito abertura de possibilidades de negócios, por ampliar a cartela de clientes, e, consequentemente, o faturamento mensal da empresa. E, segundo, um estudo deve ser feito antes de começar o empreendimento. É necessário pesquisar, entrar em contato com pessoas que possuam alto know-how sobre o assunto, a fim de evitar surpresas desagradáveis e dores de cabeça desnecessárias, principalmente se os serviços já tiverem começado.
Segundo especialistas, a primeira preocupação deve ser com relação à região na qual o provedor pretende atuar. Se for em um grande centro, por exemplo, o provedor acabará enfrentando problemas com interferências de sinais de rádio; e, nas regiões mais afastadas, o problema recorrente é a quantidade de morros, que atrapalham a propagação dos sinais transmitidos.
Etapa inicial finalizada, é hora de fazer uma pesquisa de mercado para conhecer bem qual perfil seus clientes possuem. E este ponto, acredite, é extremamente importante, pois é ele quem irá definir o próximo: programação.
Se na área de atuação há uma grande concentração de famílias, por exemplo, o conteúdo deverá ser voltado a todos os seus membros, desde o filho caçula até os avós, ou seja: a programação deve ser repleta de desenhos, filmes, documentários e, claro, novelas (marca cultural de nossa sociedade), porém, nada impede que seus clientes fechem um pacote com mais opções de canais e entretenimentos diversos.
Dando continuidade a este assunto, os clientes querem, hoje, ter a possibilidade de escolher o que assistir, onde assistir, e quando assistir, hábito instaurado através da rotina de assistir à TV pela internet, o que trouxe grandes mudanças nos modelos de transmissão de conteúdos, e a TV on demand surge para respeitar isto. Aliás, outro ponto a ser considerado é o consumo multi-telas, porque um dos hábitos mais comuns da atualidade é ver televisão com o smartphone ou tablet ao lado, e muitas vezes, com uma programação diferente em cada aparelho.
Já adiantamos que a tendência é abranger a todos os provedores e usuários, por conta do preço acessível, das mais variadas opções de programação, e da facilidade de implementação.
Leia Também: ISP A TV do futuro
Fique por dentro, pesquise, se informe, e faça seu provedor crescer ainda mais. As expectativas são as melhores possíveis a curto e médio prazo.