Para muitas empresas, os datacenters são equipamentos vitais para o funcionamento de serviços que as auxiliam a ganhar novos mercados a manter a fidelidade de parceiros comerciais. Na era da tecnologia da informação, os dados obtidos por meio de sensores, algoritmos de rastreamento, machine learning e tecnologias de big data são a chave para a melhoria dos produtos e dos clientes de uma companhia. Num cenário onde a tecnologia pode ser a chave para o sucesso de uma empresa, os cuidados com o data center do provedor melhoram a confiabilidade de sistemas e os gastos de manutenção corretiva.
Como os data centers são estruturas de alto custo de contratação, a manutenção é permanente. Os gestores responsáveis pelo funcionamento dos serviços na nuvem de uma companhia devem estar atentos aos condutores elétricos, o estado do hardware dos servidores, a otimização dos sistemas de armazenamento e até a refrigeração do local onde as máquinas estão localizadas.
No artigo de hoje você descobrirá quais são as melhores rotinas para manter o seu data center com um baixo nível de falhas, maior capacidade e disponibilidade. Confira:
Principais cuidados com o data center
Manter um data center disponível por 24 horas é uma tarefa árdua. Ela envolve cuidados e rotinas diárias de verificação de informações e prevenção de falhas que busquem a otimização de serviços e sistemas. Ter uma nuvem funcionando em pleno estado de excelência muitas vezes pode ser o grande diferencial para o sucesso de um projeto. Entre as melhores maneiras de otimizar um data center, podemos destacar:
Refrigeração
Equipamentos de TI são máquinas sensíveis a variações de temperatura. Garantir que servidores possam trabalhar em sua capacidade máxima sem superaquecerem aumenta a durabilidade dos equipamentos, evita a perda de desempenho e indisponibilidades. Dessa forma, a arquitetura de um centro de dados deve ser projetada levando em conta a necessidade de um sistema de refrigeração moderno. Ele deve ser instalado buscando o controle preciso da temperatura do ambiente com o menor gasto possível de energia.
O projeto de climatização pode envolver diversas soluções. Os free-coolings, por exemplo, auxiliam o resfriamento constante de racks e o melhor direcionamento do ar quente. Por meio de sistemas de refrigeração a água, também é possível melhorar a dissipação de calor evitando o superaquecimento de servidores críticos. Sempre tenha em mente que soluções eco-friendly não só melhoram a imagem da sua companhia no mercado, como também podem representar uma diminuição de gastos no futuro.
Uso de cabeamento de alta qualidade
Um datacenter que não faz uma boa transmissão de dados pode tornar-se rapidamente uma fonte de prejuízos para uma companhia. Diante disso, ao utilizar cabos de alta qualidade, recursos gastos com a refrigeração de equipamentos e a manutenção de sistemas são otimizados. Assim, por meio de soluções FTTx e semelhantes, é possível tornar a sua companhia mais competitiva e os seus produtos mais eficientes.
Criação de sistemas de blindagens
Um ambiente seguro é um ambiente onde a prevenção de incidentes é bem feita. Os sistemas de blindagem protegem equipamentos de danos físicos, elétricos e até incêndios. Com a redução da interferência eletromagnética, o armazenamento, o processamento e o fluxo de informações fica menos sujeito a erros. Dessa forma, os servidores ganham uma melhor performance e confiabilidade dos serviços.
Espaço físico
A otimização do espaço ocupado pelos ativos de uma companhia é uma constante preocupação na vida dos administradores. O local de instalação das máquinas de armazenamento e processamento de dados de um data center deve sempre levar em consideração itens como a circulação de ar e a utilização de um piso reforçado.
A segurança também deve ser levada em consideração. O uso de sistemas que evitam o acesso não autorizado às instalações diminui os ricos de vazamento e roubo de informações sensíveis. Com o auxílio da arquitetura inteligente, é possível equipar um espaço de 500 m2 com aproximadamente 60 racks sem perdas de desempenho causadas por aquecimento de máquinas ou falhas estruturais. São medidas simples, mas que sempre devem ser consideradas por gestores que buscam um data center mais eficiente e seguro.
Conexões redundantes
Como dito anteriormente, a disponibilidade dos servidores é vital para o seu funcionamento. Diante disso, uma das soluções para melhorar a transmissão de informações é o uso de links redundantes. Elas funcionam como “backups” para a transmissão de dados quando o backbone principal falha. Assim, os clientes e colaboradores podem ter acesso aos serviços de uma companhia mesmo em momentos onde a conexão primária deixa de funcionar.
Sistema de prevenção e combate a incêndios
Um incêndio pode representar prejuízos milionários para uma empresa. Quando o fogo atinge um data center, os prejuízos vão além da perda de um parceiro comercial. Eles também serão causados pela perda de informações, danos físicos nos equipamentos e até a indisponibilidade de serviços. Diante disso, o uso de detectores de fumaça eletrônica, extintores e materiais químicos que inibem a propagação de chamas previnem incidentes e melhoram o nível de segurança de um data center.
Usando a otimização da tecnologia como ferramenta de negócios
Nem sempre a administração de um data center é vista como uma das formas de otimizar os ganhos financeiros de uma companhia. Entretanto, as rotinas de administração de um gestor de TI, quando bem executadas, são a chave para a melhoria das rotinas de trabalho de todos os setores. Para os analistas de redes, o cuidado com o data center corporativo deve ser constante, permitindo a alta disponibilidade e eficiência dos serviços de uma organização.
Se você quer ficar por dentro de tudo que vai te ajudar a cuidar do seu data center do provedor de serviços, e ainda receber atualizações das últimas notícias sobre tecnologia, assine a nossa newsletter!