Você provavelmente já deve ter ouvido essa frase em algum lugar: manter um cliente é muito mais barato que atrair um novo. Clientes fiéis, além de continuarem assinando o serviço, ainda são um excelente veículo de marketing, já que nada é mais poderoso como divulgação para sua empresa do que o testemunho de um cliente satisfeito.
Mas por que as empresas têm tantas dificuldades em manter os seus clientes fiéis? O que fazer para que eles se tornem satisfeitos e leais? Veja no post a seguir algumas dicas para reter seus clientes com mais eficácia, prática que é fundamental para o sucesso de longo prazo de qualquer empresa.
Valorize e incentive os clientes fiéis
O cliente fiel compra mais da sua empresa e ainda pode indicá-la para conhecidos… esse é o tipo de consumidor ideal, certo? Então por que não criar formas de premiá-lo por sua lealdade? É exatamente esse o objetivo de um programa de fidelidade, que pode ser feito em diversos formatos.
O programa de fidelidade nada mais é do que uma forma de recompensar o cliente por se manter fiel à sua empresa. Ele pode ter um formato sofisticado, como um programa de pontos do cartão de crédito, ou mais simples, como a cartela de um restaurante que dá um almoço grátis depois de dez pagos, por exemplo.
Ele também pode oferecer descontos progressivos para seus clientes, por exemplo, oferecendo melhorias no serviço por um preço mais barato. O importante é que o consumidor tenha um incentivo para manter sua assinatura, adquirir melhorias em seu pacote de serviços e se sinta prestigiado por ser leal à sua empresa!
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Escute o que as pessoas têm a dizer sobre sua empresa
O discurso da sua empresa não pode ser em apenas uma via. Boas campanhas de marketing e atendimento ao consumidor de qualidade exigem ouvir constantemente o feedback dos seus clientes. Invista pesado o tempo, treinamento e recursos para que você e seus funcionários ouçam o cliente em todas as fases da compra e, principalmente, após o seu cliente assinar o pacote de de serviços.
Nem sempre é agradável ouvir feedback negativo, mas ele é extremamente importante para o sucesso da sua empresa. Erros acontecem e, tão importante quanto minimizá-los, é saber como agir para consertá-los. Quando o cliente sabe que sua empresa estará presente nos momentos de dificuldade, se esforçando para resolver os problemas que acontecerem, ele se sente mais seguro e estará muito mais propenso a ser fiel.
Outra questão fundamental: ouvir é importante, mas ainda mais é aplicar. Não é o suficiente entender quais são as necessidades, reclamações e elogios dos clientes se você não utilizar este feedback para realizar mudanças.
Para reter seus clientes é preciso entender o mercado
Sua empresa pode oferecer um ótimo programa de fidelidade e ter um excelente serviço de atendimento ao cliente, mas isso não vai adiantar de nada se ela não estiver antenada no mercado. É preciso saber quais são as tendências, que tipos de produtos seus concorrentes estão oferecendo e traçar estratégias para apresentar melhores soluções. Por mais fiel que seja o seu cliente, para ele continuar adquirindo seus serviços, a sua empresa precisa ser a melhor opção.
No post de hoje vimos como reter seus clientes é importante para o sucesso a longo prazo. Eles irão não apenas contratar os serviços e melhorias da sua empresa, mas divulgá-la para amigos, família e parceiros de negócios. Invista no atendimento ao cliente, recompense os consumidores fiéis e lembre-se sempre que para manter a lealdade é preciso estar atento nas tendências do mercado.
Gostou do post de hoje? Quer dividir com outros leitores alguma dica para reter seus clientes com mais eficácia? Deixe seu comentário!
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