Atualmente um grande número de provedores oferecem serviços a seus clientes usando a tecnologia de fibras ópticas; e um número ainda maior de provedores operando com rádio e cabos metálicos buscando migrar suas redes para as redes de fibras ópticas.
Em nossos treinamentos, recebemos dezenas de provedores que em geral possuem as dúvidas ilustradas a cima. No entanto, é importante antes de decidir pela implementação de uma rede óptica quais são as razões ou motivadores que nos levam a esta decisão.
Para auxiliar segue baixo algumas perguntas que podem ajudar nesta reflexão:
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Todo provedor precisa ter uma rede de fibra óptica?
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Porque meu provedor deveria implementar uma rede de fibra óptica?
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Quais serão os benefícios que uma rede de fibra óptica trará ao meu provedor?
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Quais serão os benefícios que uma rede de fibra óptica trará aos meus clientes?
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Não posso conseguir os mesmos benefícios com uma outra tecnologia?
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Eu entendo claramente o que meus clientes esperam dos serviços que presto?
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A fibra óptica mudará a forma como meus clientes percebem a qualidade de meu provedor?
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A rede de fibra me ajudará a crescer minha rede de clientes?
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Eu conheço o custo de implementar uma rede de fibra óptica em minha região?
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Eu disponho destes recursos financeiros para esta implementação?
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Em quanto tempo este projeto se paga? Qual sua lucratividade?
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Quais os fatores podem impactar o sucesso do projeto?
Estes questionamentos são extremamente importantes para o planejamento de uma rede de fibra óptica, no entanto, a pergunta principal que será o alicerce do projeto é:
Quanto vou ganhar com minha rede de fibra óptica?
A resposta à esta pergunta é fundamental para chegarmos ao resultado tão esperado de nossa rede de fibra:
LUCRO.
De uma forma muito simples, podemos definir lucro como sendo a diferença entre as receitas e as despesas de nosso provedor.
Da fórmula acima concluímos que para aumentar o lucro do provedor, temos duas opções:
Aumentar as receitas ou diminuir as despesas.
Sabendo disto, agora então podemos responder a mais uma pergunta:
Como a rede de fibra melhorará minhas receitas ou diminuirá minhas despesas?
O que estamos buscando mostrar é que o projeto técnico da rede FTTH não garantirá o sucesso sem que tenhamos as devidas atenções ao custo operacional do provedor e, principalmente, a habilidade que o provedor deve ter para identificar e atender as necessidades de seus clientes.
Neste sentido, vala a pena pesarmos em outras perguntas:
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Qual o mercado desejado?
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Qual o comportamento da concorrência?
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Qual meu público alvo?
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Qual o potencial do negócio?
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Como fazer o planejamento?
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Quais os investimentos necessários?
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Quais os recursos tecnológicos e humanos necessários?
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Como será o plano tático operacional a ser seguido?
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Quais serão os planos oferecidos e diferenciais competitivos?
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Qual será o plano de vendas?
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De que forma será feria a gestão de resultados?
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Quais serão as estratégias de crescimento e expansão?
Se neste ponto você está com mais dúvidas que respostas, não se preocupe, foi esta nossa intenção!
Procure responder a estão questões com a maior dedicação possível, são elas que garantirão o sucesso de sua rede FTTH e de seu provedor!
Prometo que a próxima coluna não trará tantos dependes.
Bons projetos!
Ronaldo Couto – Engenheiro Eletricista, com ênfase em telecomunicações. Especialista em redes de fibra óptica. Fundador da Primori Tecnologia.