Um levantamento feito no final de 2014 pela Cetic.br revelou que 49% das residências brasileiras possuem computador, mas não têm acesso à internet. Esse imenso potencial ainda não explorado talvez explique o voraz crescimento do setor de provedores de acesso à internet (ISP) nos últimos anos, acompanhado, na mesma medida, pelos provedores de conteúdo.
De fato, as pequenas e médias empresas entraram de vez no setor. O grande problema é que muitas mergulham no segmento sem qualquer apoio de uma assessoria especializada no assunto, o que acaba resultando em inúmeras falhas de implantação nos data centers, uso de cabeamentos impróprios, balanceamento deficiente de cargas em rede etc.
A consequência da falta de planejamento prévio adequado são as altas taxas de indisponibilidade e ineficiência operacional, perda de clientes e queda no faturamento mensal. Percebendo esses corriqueiros problemas, no nosso artigo de hoje vamos te mostrar algumas dicas imprescindíveis para que você consiga identificar quando é a hora de buscar uma consultoria para seu provedor! Confira!
Falta de previsões e planejamento para o futuro
Muitas empresas brasileiras são abertas sem um sólido plano de negócios, que sirva de Norte para seu direcionamento futuro. A falta da consciência de “onde se quer chegar” faz com que a infraestrutura de muitos provedores se torne incompatível com a demanda em um período de poucos anos, o que culmina na necessidade inesperada de remodelar toda a arquitetura de Tecnologia da Informação da empresa…e de uma outra para outra.
A questão é que ter uma noção clara do potencial de crescimento da empresa e estimar qual a estrutura necessária para a próxima década, ainda na primeira semana de vida da organização, é uma missão mais do que complicada. É nesse momento que a busca por uma consultoria especializada para seu provedor é essencial. Isso porque uma empresa com expertise no assunto é capaz de projetar, por meio de uma análise minuciosa de seu negócio e do mercado, a carga de investimentos que deverá ser feita, a fim de que não seja necessário substituir tudo no curto prazo.
Baixo NPS
Você sabe o que é Net Promoter Score? Caso a resposta seja negativa, pode ter certeza de que uma consultoria para seu provedor seria muito bem-vinda! NPS é uma métrica criada para mensurar o nível de satisfação e lealdade de seus clientes em relação à sua empresa. O cálculo desse índice é feito, em geral, por empresas de consultoria, que submetem seus clientes a uma pesquisa de referência, cujo objetivo é obter as notas que cada cliente tem de seu provedor.
Os clientes concedentes de notas de 0 a 6 são considerados “detratores”, clientes que tiveram certamente uma experiência negativa com seu provedor (mau atendimento, falhas corriqueiras na disponibilidade de serviço, entre outros) e que, muito provavelmente, vão, sempre que possível, testemunhar negativamente acerca de seu negócio.
Os clientes cujas notas atribuídas circulam entre 7 e 8 são chamados “neutros”, ao passo que, na outra extremidade, temos as notas que todo gerente de provedores sonha em ter de sua clientela: 9 e 10. Estes são chamados “promotores”, clientes com alto nível de satisfação e que disseminariam o nome de sua organização sempre que houvesse oportunidade.
A propósito, você já submeteu sua empresa ao crivo de avaliação de seus clientes? Se a resposta é negativa ou se a pesquisa gerou um alto número de detratores, temos um indício mais do que evidente que uma consultoria para seu provedor poderia ajudar a reverter esse quadro. Um monitoramento completo de seu data center, suporte para realização de cabeamento estruturado dentro das normas internacionais, testes de disponibilidade e sugestão de ativos de redes para melhoria de desempenho são algumas vantagens de contratar esse tipo de serviço.
São muitas formas de intervenção através das quais uma empresa especializada pode dar um “upgrade” em sua infraestrutura de TI, melhorando a avaliação de seus clientes e convertendo um maior número de detratores em verdadeiros “missionários” de seu provedor de serviços de internet (ISP).
Alta quantidade de reclamações
Esse tópico é quase uma continuação do item anterior. Só que, neste caso – mais grave —, não é necessário realizar qualquer tipo de pesquisa para ter certeza de que seu provedor não atende às necessidades de sua clientela. Os fatos falam por si mesmo!
Alta quantidade de reclamações geralmente é seguida por uma alta quantidade de cancelamentos de assinaturas. Embora isso seja indício claro de que algo está errado, compreender o porquê, às vezes, envolve mergulhar no mar para ver mais do que a ponta do iceberg, algo que só poderá ser feito com precisão por uma assessoria com expertise no assunto.
Alto índice de indisponibilidade
Será que sua gestão de provedor está em linha com os grandes players do mercado? Projetos de rede mal planejados resultam em falhas difíceis de serem reparadas. Será que o cabeamento escolhido está correto? Optar, por exemplo, por um cabeamento em par trançado não-blindado ao invés dos modernos cabos de fibra óptica, capazes de trafegarem muito mais informação por distâncias muito mais extensas, pode ser uma das respostas para os altos índices de indisponibilidade de seus serviços.
Gargalo de serviços
Seu provedor tem alta demanda de serviços e de requisições, mas não consegue dar conta do fluxo diário? Uma equipe de profissionais com alta experiência poderá indicar eventuais falhas na topologia escolhida, enlaces de rádio ou sugestão de hardwares, a fim de otimizar o fluxo de dados e melhorar a capacidade de resposta de seu data center.
Percebeu como uma consultoria para seu provedor não pode ser vista como custo, mas sim como um poderoso investimento, que pode colocar sua empresa em um nível de profissionalização diferenciado em relação à sua concorrência? Dessa maneira, vale a pena entrar em contato com uma empresa especializada. O setor de provedores é extremamente dinâmico e profissional. Não direcione investimentos ou ações estratégicas antes de recorrer a quem tem expertise no sucesso desse tipo de negócio!
E você, já pensou em procurar uma consultoria especializada e melhorar os serviços do seu provedor de internet? O que achou do post de hoje? Compartilhe sua opinião nos comentários e não se esqueça de passar na ISPShop para conhecer nossos produtos!