Sua Empresa está Preparada para Receber Investimentos?
Enviado em 22.03.2022

Sua Empresa está Preparada para Receber Investimentos?

Fica fácil entender que todas as startups e pequenas empresas querem se tornar alvo de uma rodada de investimento pelos muitos benefícios que […]

Fica fácil entender que todas as startups e pequenas empresas querem se tornar alvo de uma rodada de investimento pelos muitos benefícios que podem se obter. Em pequenas empresas na maioria dos casos os investimentos chegam da mão de um amigo, provedor ou empresário cliente de confiança. Logo, existem há tempo as linhas de crédito locais para financiar projetos, mas, na prática, a maioria dos provedores apontaram ao crescimento mediante investimento de dinheiro próprio, ou de investidores privados.

Nos últimos anos, são cada vez mais frequentes as relações entre os provedores de internet e pequenos investidores que começam ver o valor na possibilidade de investimento. Também a aparição de fundos investindo dinheiro em provedores para lograr apoio na compra de provedores vizinhos e conseguir assim concorrer com as grandes operadoras nacionais que começaram entrar nas pequenas e médias cidades do interior. A pandemia e o crescimento do home office criaram várias oportunidades para provedores que aproveitaram a migração de trabalhadores para cidades menores para consolidar o mercado com fusões.

Conseguir investimentos para projetos superiores é complicado pois os fundos investidores escolhem uma ou duas empresas para financiar dentre centos de propostas. É imprescindível mostrar potencial e ter chegada direta aos involucrados.

Seguem aqui algumas dicas a serem consideradas para tornar a empresa atrativa para investidores.

Definir os objetivos

O que é que você quer lograr com sua empresa? Quer se expandir? Quer mais estabilidade? Você vai querer continuar controlando sua empresa, ou está de acordo com compartilhar o controle?

Os investidores vão apontar sempre nos grandes retornos de investimento, pelo que sempre serão mais atrativos os planos de expansão com grandes intenções no longo prazo.

Construir e registrar uma marca

Registre a sua marca quanto antes. Existem milhares de especialistas que podem ajudar com isto, o qual não é custoso nem complicado.

Analisar a percepção do serviço antes de começar

O cliente é a base do sucesso da Empresa já que é ele mesmo quem julga a qualidade dos serviços oferecidos, porém não é simples gerar métricas disso. É importante fazer um estudo para avaliar a satisfação atual dos clientes e identificar suas expectativas antes de começar uma viagem em busca de investimentos.

Ser prudente com o capital a procurar

A procura de capitais em excesso é um sinal de que não se conhece quanto dinheiro é necessário na realidade para lograr os objetivos. Os investidores não querem incorrer em gastos não produtivos, e sempre procurarão gastar menos, visando o crescimento do empreendimento de um jeito escalável e controlado. Pedir demais significa ter expectativas pouco realistas sobre o financiamento.

Identificar as oportunidades do mercado

Nenhum investidor quer colocar o dinheiro em um mercado que não está em crescimento, pelo que deve-se analisar se o momento para conseguir financiamento é o adequado. No mercado de ISPs, isto varia dependendo da região. Em regiões onde os ISPs ainda adaptam principalmente o rádio por conta da densidade demográfica, é interessante ver como os acessos via fibra dobraram a quantidade no último ano o qual indica um alto potencial de investimento. Em regiões onde a concorrência é maior, a diversificação do leque de produtos torna-se mais importante para lograr diferenciação e ganhar mercado, incluindo inclusive assinaturas dos serviços mais procurados de streaming de filmes, séries e músicas que são mais populares do que nunca como parte dos pacotes oferecidos aos clientes.

Valorizar o Impacto Social

No ano 2020, pela primeira vez os líderes e diretores de companhias têm identificado o impacto social como o fator que gerou o maior impacto nos resultados anuais das empresas. Reduzir a pegada ecológica pode além de gerar impacto social, significar uma redução nos custos de packaging de alguns produtos, e no consumo de materiais. Também as novas gerações são atraídas para trabalhar em ambientes de trabalho sustentáveis e interessados por cuidar do planeta.

Na prática

Os investimentos em provedores de internet, ficaram nos últimos anos no top 3 da lista, junto com as startups de tecnologia e as empresas multimídias: a recorrência mensal do faturamento, e a infraestrutura já montada são duas grandes vantagens do provedor. Na maioria dos casos o destino principal dos fundos está sendo a expansão da rede para novas cidades. Os dados indicam que os fundos geralmente procuram provedores que faturam na faixa de R$ 3 a 5 milhões por mês, e em casos menores se recorre a outra ferramenta que é a fusão de empresas entre dois ou três provedores da mesma região. Também podemos ver vários investimentos em provedores consolidadores no mercado, para que eles comprem outros provedores mais pequenos e fiquem de um tamanho mais atrativo.

Uma das tendências entre os investidores hoje são os provedores via satélite, devido à tese de crescimento no setor para atacar regiões carentes de serviço hoje. Do mesmo jeito, os provedores em zonas que ainda estão em desenvolvimento são o alvo de vários fundos pelo potencial de rápido crescimento (cidades pequenas e de médio porte).

A capilaridade do provedor é outro atrativo interessante: aqueles provedores que possuem sistema de franquias e têm conseguido crescer consideravelmente mediante os franqueados, contam com um modelo de expansão ágil para concorrer com grandes operadoras. Aproveitar essa capilaridade também é fundamental para o futuro desenvolvimento de IoT nas regiões desassistidas de infraestrutura de Telecom.

Finalmente, é para destacar também àqueles provedores que já se encontram testando Wi-Fi 6e nas suas redes, os quais têm uma vantagem competitiva por ser os pioneiros na nova tecnologia disruptiva.

Adrian Lovagnini – Engenheiro em Telecomunicações com formação em finanças. Atualmente é assessor de negócios TI e Consultor da VoIP Group.

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