Liderança em Partes, Equipes Divididas
Enviado em 29.03.2022

Liderança em Partes, Equipes Divididas

A maioria das empresas de alguma forma, seguindo critérios ou não elegem um responsável para conduzir, orientar, monitorar e cobrar as pessoas que […]

A maioria das empresas de alguma forma, seguindo critérios ou não elegem um responsável para conduzir, orientar, monitorar e cobrar as pessoas que fazem parte de um mesmo resultado. As equipes são formadas com objetivo de realizar uma parte de todo o processo, parte esta importante como todas as demais. Todos unidos no propósito e no objetivo maior que culmina com entregas que justifiquem os resultados alcançados. Infelizmente o que se tem visto são setores dissociados e autônomos, lideranças com microgerenciamento que na maioria das vezes esta desvinculada do todo e ainda impedindo que as oportunidades aconteçam.

Contudo será o Líder Gestor quem fará “brotar” o sentimento de pertencimento, fazendo com que todos se vejam como parte importante e integrante do todo. Sendo assim não devem existir rivalidades, competições entre os setores que compõem a organização, vale lembrar que muitas vezes gerada pelo próprio Líder. A grande questão está no alinhamento, compartilhamento, entendimento do que cada um faz somado ao todo.

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A palavra importante neste contexto é “entendimento”, ou seja através do líder a equipe entende o que deve fazer, como deve fazer, o porque devem fazer e qual o resultado esperado. Agora considerando a empresa como um todo, seriam os líderes que fariam a ligação entre as partes, criando um elo de importância e responsabilidade considerando como foco principal o cliente e as estratégias definidas. Resultados em separado por questões de funções responsabilidades e entregas são uma coisa, microgerenciamento é outra. Metas deveriam ter sinergia, dependência, co-dependência das partes da organização. Vamos aos fatos, mas para chegar até eles iniciamos com as perguntas. Todos os setores sabem que suas metas é a soma de outras para compor o todo? As metas da sua empresa estão interligadas, direcionadas às estratégias para alcance da visão? O que seriam interligadas? Ex. O comercial tem metas (isso é certeza), porém o seu Operacional Técnico está alinhado com esses resultados? Exatamente neste ponto que começam a problemática gerando conflito entre as equipes. Onde está o ponto de convergência? No compartilhamento e alinhamento entre os Líderes Gestores, validando suas estratégias, esclarecendo as necessidades dos processos a importância e a soma das entregas para o resultado sendo este o cliente da empresa. Este “alinhavo” tem uma importância fundamental e essencial gerando um clima organizacional de respeito, compromisso e envolvimento colaborando com a visão da organização. A Equipe de Líderes devem ser “engajados” (comprometidos e envolvidos), da mesma forma que exigem das suas equipes de trabalho. Os mesmos devem inspirar pelo exemplo, pelas atitudes e comportamentos dentro de uma Cultura do Pensamento Sistêmico. Sua empresa tem essa Cultura? Entendem que existem um barco e todos devem remar e cuidar um do outro, porque o que importa no final são todos chegarem em um porto seguro chamado “cliente”? Reflitam Líderes Gestores que este foi apenas uma causa, existem outros conflitos que talvez sejam criados por vocês mesmos, intencional ou não, mas no mínimo tendencioso.

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Cleufe Almeida – Diretora Técnica das Empresas Ser Ativo e Seressencial – soluções Empresariais.

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