Softwares Matrix do Brasil prometem unificar canais de conversa, automatizar a comunicação e transformar o atendimento de provedores e operadoras
Atender milhares de assinantes diariamente de maneira única, eficiente e personalizada tem sido o desafio de várias operadoras e provedores pelo mundo em busca de escalonar seus negócios. A Inteligência Artificial começa a ser vista como um oásis de salvação para que esses negócios atinjam seus objetivos.
Solução: Inteligência Artificial
Empresas ousadas e disruptivas, como os bancos digitais (Inter), aplicativos de delivery (Ifood), plataformas de compartilhamento (Uber) e os gigantes do marketplace (Amazon, Magazine Luiza) já perceberam o potencial da I.A. e transformaram o seu jeito de fazer negócios em larga escala. Em maior ou menor grau, todos estes integraram a suas
soluções de atendimento e engajamento, a inteligência artificial, como estratégia principal de seu relacionamento com o cliente.
Eis que robôs de atendimento, avatares e assistentes virtuais começam a ser cada vez mais utilizados. Canais de comunicação são ampliados e redes sociais ganham status de veículos oficiais de atendimento. Empresas especializadas em automação e comunicação digital surgem para prestar consultoria e serviço profissional aos negócios que desejam abraçar tal inovação.
Dados de pesquisas, inclusive, confirmam a tendência de automação de atendimento e demais processos. Segundo levantamento da Leading Edge Connections (consultoria de terceirização e offshoring), empresas que utilizam Chatbots têm 65% mais probabilidade de melhorar seus tempos de resolução e 33% mais probabilidade de melhorar as pontuações de satisfação do cliente.
MATRIX DO BRASIL
Uma das pioneiras em apresentar soluções completas de engajamento por Chatbots e também telefonia, é a Matrix do Brasil – desenvolvedora de softwares e soluções com quase 20 anos de atuação. Além de suas plataformas e consultoria especializada, a empresa é parceira credenciada do Facebook Meta, e consegue oferecer serviços e
funcionalidades profissionais e diferenciadas no aplicativo aos seus clientes, em especial, o mercado de provedores e operadoras.
Estamos prontos para a Inteligência Artificial?
Uma dúvida recorrente sobre o assunto: estaria o mercado maduro e pronto para explorar ao máximo as vantagens da Inteligência Artificial? Para Pablo Cotta, Diretor de Novos Negócios da Matrix, o desafio é justamente esse. “A primeira parte de nossa estratégia é educar o mercado para aproveitar os benefícios dessa tecnologia”.
Por “educar o mercado”, entenda: capacitar mais e mais profissionais, desmistificar utopias e medos infundados e propagar tudo que a I.A. pode oferecer. “Estamos atentos a tudo isso e sonhamos que os provedores e empresas Telecom descubram a inteligência artificial como um importante ativo de mudança e crescimento”, afirma Cotta.
Abrangência e foco na I.A.
A preocupação por informar e educar esse mercado precisa ser latente e inclusive incorporar todos os setores e departamentos destas empresas. A Matrix, por exemplo, nos últimos meses, resolveu focar no segmento de I.A., vendendo suas outras divisões NOC/NIS (Network Intelligence Services) para a IPv7, empresa de engenharia, auditoria e gestão avançada de redes multisserviços.
“Enxergamos o potencial da inteligência artificial e temos como foco a otimização estratégica das operações de nossos clientes, provedores e operadoras. A recente venda de outras divisões nos capitalizou para abordarmos o mercado de forma mais agressiva e inovadora”, revela Pablo Cotta.
Capacitação: Curso de Inteligência Artificial
A inovação inclusive já tem data marcada para acontecer (dias 24 e 25 de Maio, em São Paulo/SP): a empresa tem desenvolvido e divulgado um curso inédito no mundo, voltado exclusivamente para provedores e operadoras, com participação dos diretores da empresa, e com o objetivo de oferecer uma visão global e estratégica do uso das
tecnologias mais modernas de Inteligência Artificial e automação de processos repetitivos.
A depender de empresas como a Matrix, a inteligência artificial seguirá sua curva ascendente de amplo desenvolvimento e penetração no mercado.