Como a Ciência de Dados pode Ajudar as Empresas?
Enviado em 20.04.2023

Como a Ciência de Dados pode Ajudar as Empresas?

De acordo com um estudo recente da Gartner, até o final de 2022, 90% das empresas já estarão utilizando a ciência de dados, […]

De acordo com um estudo recente da Gartner, até o final de 2022, 90% das empresas já estarão utilizando a ciência de dados, isso significa que, se você não estiver usando a ciência de dados, estará ficando para trás.


Mas o que é ciência de dados? Resumindo, é a prática de extrair informações relevantes dos dados.


Mas como isso pode ajudar as empresas? A ciência de dados pode ajudar as empresas de várias maneiras, desde a tomada de melhores decisões, melhoria dos processos, otimização de recursos, melhoria dos esforços do comercial e marketing, até a redução dos custos operacionais.


Ao entender e utilizar a ciência de dados como ferramenta, você pode direcionar com mais precisão seus esforços de marketing, tomar melhores decisões sem desperdiçar recursos, criar produtos e serviços de qualidade com maior probabilidade de gerar vendas e reter clientes com mais eficiência. Resumindo, a ciência de dados pode ajudar você a vender mais, ser mais competitivo, ser mais assertivo nas análises e tomadas de decisões.


Vamos examinar mais de perto como a ciência de dados pode ajudar as empresas:

Tomada de Decisão


O status quo da tomada de decisões de negócios é oferecer estratégias para que as empresas sejam mais competitivas, eficientes e eficazes. Ao entender as relações entre dados, pessoas e empresas, os cientistas de dados podem ajudar as organizações a tomar melhores decisões. Melhores decisões vêm de uma mistura de experiência, intuição, conhecimento e análise. A ciência de dados traz rigor analítico ao processo de tomada de decisão.

Muitas vezes, as empresas tomam decisões com base em intuições ou dados limitados, o que pode levar à perda de tempo e recursos. Ao aproveitar o poder da ciência de dados, as empresas podem tomar decisões melhores baseando-se em evidências e fatos.

A aplicação de técnicas como aprendizado de máquina pode ajudar a identificar padrões nos dados que, de outra forma, seriam indetectáveis. Isso permite que as organizações automatizem processos e façam previsões sobre eventos futuros com um alto grau de precisão.


Em um mundo em que os dados estão se tornando cada vez mais abundantes, aqueles que conseguirem aproveitar seu poder terão uma vantagem significativa sobre seus concorrentes. As empresas capazes de fazer uso da ciência de dados poderão vender mais, ser mais competitivas hoje para terem negócios mais saudáveis ao médio e longo prazo.

Vendas


Ao analisar dados comportamentais, as empresas podem de forma assertiva compreender quem são seus verdadeiros clientes fiéis, quem são clientes medianos e principalmente quem são seus clientes problemas e assim tomar decisões apropriadas.

Por exemplo, se uma empresa perceber que suas vendas tendem a cair durante os meses de final do ano, ela pode decidir dar férias a parte da equipe de vendas para que todos estejam trabalhando nos meses de maior probabilidade de vendas ou mudar a estratégia de abordagem e marketing nos meses que as vendas tendem a cair.


Por fim, a ciência de dados também pode ajudar as empresas a reter clientes com mais eficiência. Ao entender o comportamento e as tendências dos clientes, você pode desenvolver estratégias para mantê-los felizes e engajados com sua empresa. Isso leva à repetição de negócios e a relacionamentos mais fortes com sua base de clientes.


Marketing


Ao entender o comportamento e as preferências dos clientes, as empresas podem criar campanhas de marketing direcionadas com maior probabilidade de sucesso. Por exemplo, imagine que uma empresa que detecta que seus melhores e mais fiéis clientes são donos de Pets, e que existe na sua cidade dezenas de Pet Shops.


A ciência de dados pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões, fornecendo insights que podem ser usados para melhorar os processos de abordagem dos clientes, por exemplo, usando os Pets Shops como pontos de vendas, desta forma a ciência de dados pode ajudar a identificar áreas em que melhorias podem ser feitas, como no atendimento ao cliente ou no desenvolvimento de produtos.


Com a análise de dados correta, você pode direcionar com precisões suas campanhas de marketing e garantir que suas mensagens cheguem às pessoas certas. Isso pode gerar mais vendas e um maior ROI para seus gastos com marketing.


Além disso, a ciência de dados pode ajudar a prever tendências futuras que podem impactar a empresa, como mudanças no mercado ou novos concorrentes. Ao entender essas tendências, as empresas podem tomar decisões proativas para se manterem à frente da concorrência.


No geral, a ciência de dados oferece uma grande oportunidade para as empresas obterem uma vantagem competitiva. Aqueles que o adotarem estarão bem posicionados para levar seus negócios a novos patamares.

8 dicas para iniciar a análise dos seus dados:

  1. Conheça seus dados: Antes de tomar qualquer decisão, você precisa entender quais dados você tem e como eles podem ser usados. Isso significa saber de onde vêm seus dados, o que eles representam e quais são suas limitações. Caso contrário, você corre o risco de tomar decisões erradas com base em informações defeituosas ou incompletas.
  2. Estabeleça objetivos claros: Não basta apenas coletar dados, você precisa saber o que quer fazer com eles. Quais são seus objetivos? Quais decisões você precisa tomar? Depois de entender bem seus objetivos, você pode começar a pensar em quais dados serão mais relevantes e úteis para ajudá-lo. Não faça coleção de dados. Se o dado não for útil para uma tomada de decisão, não desperdice seu tempo.
  3. Colete os dados certos: Não existem dados em excesso, mas existem dados irrelevantes ou inutilizáveis. Ao coletar dados para fins de tomada de decisão, certifique-se de que sejam precisos, atualizados e completos. Qualquer coisa menos do que isso só prejudicará sua capacidade de tomar decisões.
  4. Limpe e prepare seus dados: Mesmo que você tenha coletado dados de alta qualidade, eles não serão muito úteis se não forem no formato correto. A preparação de dados pode envolver várias etapas diferentes, incluindo normalização, imputação, codificação e muito mais. O objetivo é obter seus dados em uma tabela adequada para modelagem.
  5. Escolha o modelo certo: Quando seus dados estiverem prontos, você precisará escolher o modelo certo para cada análise. Existem dezenas de modelos diferentes que podem ser usados e cada um tem seus próprios pontos fortes e fracos. Alguns modelos são mais adequados para determinados tipos de dados ou determinadas tarefas. É importante escolher um modelo que funcionará bem com seus dados e fornecerá as análises que você está procurando.
  6. Treine e ajuste seu modelo: Depois de selecionar um modelo, é hora de treiná-lo com base em seus dados. É aqui que a mágica acontece! O modelo aprenderá com os dados e tentará encontrar padrões que podem ser usados para fazer previsões. Depois que o modelo for treinado, você precisará ajustá-lo para obter os melhores resultados possíveis. Os ajustes envolvem itens como hiper parâmetros e pode exigir teste de valores diferentes até encontrar o que funciona melhor.
  7. Considere as implicações éticas: Neste trabalho você muitas vezes irá lidar com informações confidenciais, então é fundamental ignorar suas suposições e crenças. Muitas vezes fazemos suposições sobre os dados que estamos analisando e o que realmente eles significam antes de realmente testá-los e isso pode viciar o modelo, por isso é importante receber contribuições das partes interessadas com antecedência e com frequência durante a construção, pois são elas que usarão o produto final e podem ajudar a apontar erros em nossos modelos ou em parâmetros que podemos ter ignorados.
  8. Aprenda com seus erros: A ciência de dados é um processo interativo e infelizmente você cometerá erros ao longo do caminho, por isso sempre teste e repita seus modelos antes de implantá-los e sempre é importante aprender com seus erros e usá-los para melhorar seu trabalho futuro.

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